Salvatore Ferragamo

Ferragamo apresenta nova exposição sobre a trajetória e a visão do fundador da marca

Por Viviane Ferreira - Em 30/10/2023 às 5:44 AM

Portrait 1

.

Ferragamo apresenta a retrospectiva de Salvatore Ferragamo 1898-1960: uma extraordinária jornada pela vida do fundador da grife para celebrar seu espírito pioneiro, suas criações icônicas, suas conexões e uma extraordinária visão de invenção e inovação.

Cem anos após a abertura da primeira loja da Salvatore Ferragamo que abriu em Holywood, em 1923, esta exposição comemorativa destaca os seus mais importantes marcos e capítulos da história do homem, artesão e empreendedor visionário, o “Sapateiro das estrelas” que estava sempre a frente do seu tempo. Ele implementou uma tradição incomparável de criatividade e modernidade que ainda inspira a marca atualmente, e que se reflete em todas as suas expressões de elegância e excelência.

Após a primeira retrospectiva itinerante inaugurada em 1985 no Palazzo Strozzi – seguida pela fundação do Arquivo Ferragamo e do Museu Ferragamo – esta nova exploração no tempo não só ilustra as ideias e obras-primas de Salvatore Ferragamo, mas também é uma importante oportunidade para refletir sobre o papel do Museu como um sistema cultural e curatorial comprometido com um diálogo contínuo entre passado e presente, patrimônio e contemporaneidade, a marca e a sua comunidade global.

 

Uma extraordinária coleção de documentos, objetos, obras de arte, fotografias e vídeos narram sua paixão e visão sem limites, mostrando o talento estético dos sapatos de Salvatore e revelando sua contribuição significativa para o renascimento do artesanato e da indústria “Made in Italy”.

A exposição reúne e conecta vários níveis de pesquisa e inspiração que se sobrepõem e se cruzam para oferecer uma visão profunda da mentalidade do fundador: seus estudos anatômicos, acabamento especializado e decorações, experimentação com cores, sua ousada pesquisa em formas e materiais e a diversidade artística e inspirações culturais que eventualmente trouxeram Salvatore de volta a Florença, Itália, em 1927. A cidade emblema do Renascimento.

Detalhes da Exposição

Seção I: A história de Salvatore Ferragamo. Desde seu nascimento em Bonito, na Itália, em 1898, até sua morte prematura em Fiumetto, em 1960, a história de Salvatore é descrita detalhadamente graças a quase 38 anos de pesquisa biográfica que documenta sua vida na primeira metade do século XX, entre duas guerras e dois mundos: Itália e Estados Unidos.

Seção II: Loja de botas em Hollywood. Fotografias, vídeos e sapatos originais documentam a passagem por Hollywood entre 1923 e 1927, com a inauguração da primeira loja Salvatore Ferragamo: um local de arte e artesanato que logo se tornaria um marco para celebridades internacionais e estrelas de cinema como Pola Negri, Mary Pickford, Joan Crawford e Rudolph Valentino.

Seção III: Materiais e Inspirações. Uma rara antologia de peles, objetos e obras de arte capta o espírito pioneiro de um artista que adorava inventar, inovar e experimentar. Salvatore foi um artesão que revolucionou o mundo do calçado moldando todos os tipos de materiais, recorrendo a diferentes mundos, culturas e movimentos artísticos.

Seção IV: Equilíbrio e Anatomia. Esta seção é dedicada aos estudos de Salvatore sobre a estrutura e mecânica dos pés e sua capacidade de desenvolver novas soluções baseadas na distribuição do peso corporal, como um engenheiro ou um arquiteto. Esta possui uma coleção de formas de sapatos de madeira, fotos de seus clientes e sua rica biblioteca pessoal.

Seção V: Formas Arquitetônicas. Esta pequena seção mostra oito estilos de calçados selecionados por seu formato único e falta de decoração, demonstrando um estudo quase arquitetônico do calçado, que Salvatore concebeu como um equilíbrio perfeito e harmonioso de linhas e simetrias, pesos e medidas.

Seção VI: Patentes. As patentes de técnicas de construção de calçado desenvolvidas por Salvatore – registrou nada menos que 369 – testemunham a sua abordagem ao design, típica do mundo do design, e a sua ideia de produzir em múltiplas até as criações artesanais mais exclusivas. Entre as suas muitas invenções estão o salto wedge de cortiça, “o salto gaiola” e a sola em forma de concha.

Seção VII: Novo Renascimento. Então, como agora, a tradição artesanal florentina inspirou o sonho de uma Nova Renascença na intersecção do design, da cultura dos materiais e das habilidades das mãos humanas. O espírito “Made in Italy” de Ferragamo pode ser visto na ornamentação e texturas únicas das suas criações, claramente inspiradas nas tradições dos ourives italianos e nas obras dos grandes artistas dos anos 1500.

Seção VIII: Criatividade em cores. Os valiosos sapatos do Arquivo Ferragamo resumem o uso exuberante da cor por Salvatore, em monocromos primários, patchworks geométricos e efeitos ópticos. Influenciado pelos artistas futuristas e cubistas de vanguarda, pela memória de seu país natal e pelas paisagens da Califórnia, pintou a partir de uma paleta que ia desde tons marinhos com toques cintilantes de ouro e prata, até o vermelho, cor que preferia acima de todos os outros, um símbolo de energia e vida.

Seção IX: Sapatos e Pés Famosos. A seção final da exposição traça uma ligação invisível entre os sapatos desenhados pelo “Sapateiro dos Sonhos” e aqueles que os usaram – estrelas de cinema e aristocratas internacionais. Suas imagens são mostradas com os sapatos que encomendaram com Salvatore, que media pessoalmente os pés de seus clientes e anotava seus comportamentos, estilos favoritos e gostos pessoais.

Mais notícias

Ver tudo de Notas