Alta gastronomia

Festival Internacional Gastronômico leva renomados chefs de cozinha para o Pontal de Maceió

Por Viviane Ferreira - Em 01/08/2023 às 11:47 AM

Emmanuel Ruz E1636200702188

Chef Emmanuel Ruz

A 3ª edição do Festival Internacional Gastronômico de Pontal de Maceió, em Fortim (CE), entre 5 e 9 de setembro, reunirá 10 renomados chefs da cozinha nacional e internacional em jantares, cursos, aulas gratuitas e acesso ao público de diferentes maneiras.

A promessa é fazer da cidade uma vitrine do nordeste brasileiro para o mundo da gastronomia.”O festival é uma possibilidade de mostrar nossos sabores, a beleza do Ceará, do Brasil, aos olhos do mundo da culinária. São profissionais da gastronomia de diferentes partes do Brasil e do mundo, que estarão de forma acessível apresentando pratos à comunidade, aos turistas e aos empresários. Por outro lado, mostramos nossos temperos, nossos peixes, nosso calor com belíssimas paisagens. Um evento que proporciona experiência e conhecimento a todos”, afirma o idealizador do evento, chef de cozinha francês com estrela Michelin, Emmanuel Ruz.

O Festival Gastronômico vem crescendo a cada edição em opções de entretenimento, maior público e experiência dos participantes. Além disso, a visibilidade econômica da região no Estado está ganhando espaço. “A cada ano, o evento está abrindo novas oportunidades para patrocinadores. Possibilidades de novos recursos, gestão cultural, parcerias que potencializam o turismo, valorizam a agricultura, a economia e as pessoas de Fortim”, explica Ana Paula Santos, proprietária da AnaMar Artes, uma das parceiras do Festival.

Érick Jacquin confirmado para esta edição

 

362347111 249824577839490 184194679133323615 N 689x450

Érick Jacquin

Para este ano, um chef referência no Brasil está confirmado: Érick Jacquin, representante da cozinha Franco Brasileira e jurado do programa MasterChef Brasil.

Além de Jacquin, Bernard Twardy – chef do Beach Park Fortaleza, Flávio Trombino – chef e proprietário do Xapuri, em Belo Horizonte, Frédéric Jaunault – chef que atua em várias empresas mundo, Nathan Melo – chef do restaurante Dupin em Paris, Simone Bert, chef peruana que atua no restaurante Wanchako em Maceió, Ivo Faria, representante do patrimônio culinário Mineiro e o chef francês Xavier Malandran, são alguns nomes confirmados para o Festival.

 

Bernard Twardy

Bernard Twardy

Todos eles estarão oferecendo aulas e workshops de culinária interativa, conversas abertas com o público e jantares exclusivos. Nos cinco dias do Festival, na praça do Pontal de Maceió haverá comércio de produtos locais e troca de experiências com os profissionais. Todas as atrações serão gratuitas, exceto os jantares exclusivos que acontecerão todas as noites em hotéis como Jaguarindia, Pausa Hotel e Villa Selvagem.

Outra novidade para setembro, serão novos espaços organizados na cidade para compartilhar bons momentos entre amigos e família. “Vamos surpreender ainda mais quem estiver por aqui” afirma o chef Emmanuel.

A programação completa estará sendo divulgada em breve no Instagram do evento (@festivalgastronomicopontaldomaceio).

Mais notícias

Ver tudo de Notas