Prerrogativa do Senado
Disputa pela CPMI do Banco Master amplia tensão entre governo, oposição e Congresso
Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/05/2026 às 4:15 PM

Senador Davi Alcolumbre rebateu a pressão de senadores. Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou na quinta-feira (21) que a leitura de requerimentos para criação de comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMIs) é uma atribuição da presidência da Casa, ao rebater pressões de parlamentares governistas e da oposição pela instalação da CPMI do Banco Master.
Prioridade aos municípios
Durante sessão conjunta do Congresso, Alcolumbre sustentou que o Regimento Interno do Senado garante caráter discricionário ao ato de leitura dos pedidos e indicou que, no momento, a prioridade do Legislativo estava voltada à análise do veto presidencial que impede municípios com até 65 mil habitantes e pendências fiscais de receber recursos do governo federal.
Segundo o presidente do Congresso, a sessão foi convocada diante da mobilização de prefeitos durante a XXVII Marcha dos Prefeitos a Brasília. Ele disse que cerca de 3,2 mil cidades estão atualmente inadimplentes, número que pode ultrapassar 5 mil municípios caso o veto seja mantido.
Pressão pela CPMI
A discussão ocorreu em meio ao avanço da articulação política em torno da CPMI do Banco Master e expôs a disputa de narrativa entre governo e oposição sobre a instalação da comissão.
O vice-líder do governo no Congresso, Lindbergh Farias (PT-RJ), argumentou que o requerimento já alcançou o número mínimo de assinaturas e lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) possui decisões determinando a instalação de comissões parlamentares de inquérito quando os requisitos constitucionais são preenchidos.
Pela oposição, Rogério Marinho (PL-RN) acusou o PT de buscar a comissão para promover uma defesa pública antecipada, enquanto Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cobrou celeridade na instalação do colegiado e defendeu a convocação do ex-banqueiro Daniel Vorcaro.
Assinaturas e articulação política
O debate também contou com participação do senador cearense Eduardo Girão (Novo), que apontou que um dos requerimentos protocolados já reúne 238 assinaturas de deputados e 42 de senadores, quantitativo acima do mínimo exigido para criação da CPMI.
Além do requerimento citado por Girão, outro pedido de criação da comissão, articulado pelas deputadas federais Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Heloísa Helena (Rede-RJ), também teria alcançado o número mínimo de assinaturas no Congresso.
Mais notícias
Aparato policial

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)

























