CAUSA SOCIOAMBIENTAL

FIEC sedia solenidade em comemoração aos 25 anos da Associação Caatinga

Por Marcelo - Em 23/10/2023 às 3:56 PM

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediará nesta terça-feira (24), a partir das 17h30, a solenidade em comemoração aos 25 anos de existência da Associação Caatinga, fundada no Ceará com o apoio da multinacional SC Johnson. O empresário Roberto Proença de Macêdo, que tem relevantes serviços prestados em prol da causa socioambiental, principalmente a caatinga, será homenageado, pois está Conselheiro Deliberativo da entidade há 12 anos.

Casa da Indústria recebe convidados dos 25 anos  da Associação Caatinga

Na ocasião será lançada uma coleção de roupas em parceria com a Handara, empresa de jeanswear, com a temática da caatinga. Parte do lucro da venda destes produtos será destinada para a proteção da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), gerida pela Associação Caatinga desde 2001. A RNSA está localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI) e é considerada a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará.

Durante o evento, realizado na Casa da Indústria, também serão lançados três vídeos institucionais. O primeiro irá abordar o legado da SC Johnson, especialmente a Fazenda Raposa, a Escola Johnson, e a RNSA; o segundo irá focar nas ações de sustentabilidade da Associação Caatinga e o terceiro nos impactos positivos nas comunidades. A solenidade será somente para convidados.

Como parte das comemorações pelo aniversário, também será lançado o livro digital ‘Associação Caatinga – 25 Anos’, abordando temas como biodiversidade da Caatinga, história da Associação, da Reserva Natural Serra das Almas, ações de reflorestamento, distribuições de tecnologias sociais, atuação em comunidades rurais, prêmios, políticas públicas e muito mais.

“A Associação Caatinga conta com sete linhas de atuação, que se referem à criação e gestão de áreas protegidas, restauração florestal, educação ambiental, fomento à pesquisa científica para a conservação da Caatinga, articulação de políticas públicas ambientais, comunicação e tecnologias socioambientais, como canteiros biosépticos, cisterna de placas, forno solar, fogão ecoeficiente, dentre outras”, explica Daniel Fernandes, coordenador geral da associação.

Nesses 25 anos, 1.442 tecnologias socioambientais de convivência com o semiárido foram distribuídas para comunidades rurais do Nordeste, apoiando 4.000 famílias. Além disso, a Associação Caatinga desenvolve capacitações junto às comunidades rurais com o propósito de promover o uso correto e sustentável das tecnologias disseminadas, bem como realiza monitoramentos periódicos e ações educativas.

Mais notícias

Ver tudo de IN News