Fortaleza abrigará data center internacional

Por Admin - Em 06/07/2012 às 10:26 AM

A prefeita Luizianne Lins reuniu-se com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em Brasília. Na pauta do meeting, a assinatura de termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Fortaleza e a Telebrás, sob acompanhamento do Ministério das Comunicações, para a instalação da Telebrás e de um data center de porte internacional, em Fortaleza. O equipamento será referência mundial no armazenamento e transmissão de dados para o Brasil e o mundo. ”A partir de Fortaleza, será possível levar dados para outras cidades brasileiras e para Europa, Ásia e EUA”, explicou Bernardo.

A partir do acordo, a Prefeitura vai compartilhar sua estrutura de redes de fibras ópticas e WiMAX e, em troca, terá a rede Gigafor ampliada pela Telebrás. A capital cearense ainda receberá da estatal mais banda para atender as necessidades da cidade na Copa do Mundo de 2014 e a programas de inclusão digital.

Levando em consideração a posição estratégica da cidade, que terá os pontos de partida e de chegada dos cabos submarinos, segundo o presidente da estatal, Caio Bonilha, é possível que Fortaleza receba uma regional da Telebrás para atender as demandas. A expectativa é de geração de até 300 empregos diretos e indiretos com esta instalação.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Fortaleza, Cristiano Therrien, “a partir da parceria, Fortaleza ampliará seu diferencial estratégico como a entrada principal de telecomunicações da América do Sul, com banda larga mais veloz, barata e direta do país”.

Luizianne e Paulo Renato

Luizianne Lins e Paulo Renato

Foto: divulgação

Mais notícias

Ver tudo de Notas