Art

Galeria Multiarte será palco da exposição “Pulsação: Sérvulo Esmeraldo como inspiração da Sau”

Por Viviane Ferreira - Em 16/01/2024 às 10:47 AM

Whatsapp Image 2024 01 16 At 09.47.16

.

Na quinta-feira, dia 18 de janeiro, a Galeria Multiarte inaugura a temporada de atividades do ano 2024 com abertura da exposição “Pulsação: Sérvulo Esmeraldo inspira a Sau”. Expondo um diálogo entre um recorte importante da obra do artista exposta em aclamada retrospec8va nos espaços do CCBB durante o ano de 2023 e a influência do artista no processo criativo que a estilista Marina Bitu levou para o SPFW do mesmo ano.

Para a estreia da SAU no São Paulo Fashion Week, Marina Bitu mergulhou fundo na obra de Sérvulo Esmeraldo, o artista da linha, da luz e do movimento. Apropriando-se da energia vibrante dos quadrados, círculos e triângulos que lastreiam a obra do mestre, a grife cearense presenteou o mundo da moda com a coleção Pulsação.

Presença singular na arte brasileira, Sérvulo Esmeraldo (1929-2017) ressaltou no seu trabalho elementos marcantes do Ceará, como a luz, definidora dos seus sólidos geométricos; e a linha, que fundamenta a sua obra. Linha que ele dizia ter trazido do Crato, do horizonte definido pela Chapada do Araripe, que impregnou o seu olhar de menino. Referências cruzadas na coleção da Sau. Marina Bitu apropria-se com propriedade do pensamento norteador do escultor.

O movimento, outra fonte evidente desse artista que colocou Fortaleza na rota da arte contemporânea internacional, com esculturas monumentais a desafiar a gravidade e a imaginação dos transeuntes, deu leveza e balanço às peças saídas da imaginação cria8va da designer. A coluna Pulsação, escultura cinética formada por discos multicoloridos que “dançam e balançam” dispostos em um eixo de cinco metros de altura, localizada sob o Viaduto Reitor Antônio Martins Filho, não por acaso, nomeia a vibrante coleção da Sau.

A originalidade da série Excitável – obra marcante do prolongado período europeu do ar8sta, que unifica a subjetividade da arte com a fisicalidade da eletricidade está8ca, e que na sua definição, “é como tudo na natureza: fervilhante de vida” – entrou com garbo, sensualidade e refinamento artesanal, como convém à boa moda cearense. Em vestidos, tops e casacos, confeccionados em tecidos leves e bordados com canu8lhos, que no balanço do corpo: eletrizam e seduzem.

Esse encontro acontece agora na Multiarte onde apresentamos não somente 25 obras do artista, mas também a coleção da SAU apresentada em São Paulo. Destacamos os Excitáveis da década de 1970, Suíte Catalã, 1972, Onda, 1980 e “Sem ktulo (Cubos)”, 2005, todas obras emblemá8cas de Sérvulo Esmeraldo.

A exposição estará aberta ao público a partir de 18 de janeiro até 1o de março de 2024, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h. No dia 18, às 19h, Marina Bitu conversa com Dodora Guimarães sobre o processo criativo da estilista.

Serviço
Pulsação: Sérvulo Esmeraldo inspira a Sau

18 de janeiro até 1o de março de 2024

De segunda a sexta-feira das 10h às 18h Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota

 

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas