RG Único

Governo Federal lança nova carteira de identidade nacional

Por Admin - Em 23/02/2022 às 10:26 AM

Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro

O presidente da república Jair Bolsonaro (PL) lançará, nesta quarta-feira (23/2), no Palácio do Planalto às 15h30, o “RG Único”, nova carteira de identidade nacional. A proposta da iniciativa é de que o número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) passe a ser adotado como padrão de identificação em todo o Brasil até 6 de março de 2023.

A unificação do número de CPF como elemento identificador dos cidadãos tem como objetivo coibir fraudes com dados pessoais.

Como acessar?

Seguindo a linha de outros serviços do Governo Federal já inseridos no meio digital, como a carteira de trabalho virtual e os certificados de vacinação, o RG Único poderá ser acessado pelo aplicativo Gov.br. A expectativa é de que a carteira de identidade pare de ser emitida fisicamente em até 10 anos.

Para emitir a carteira de identidade virtual, o cidadão precisa procurar as secretarias de Segurança Pública nos Estados, para que elas façam o registro no cadastro único federal. 

Quem já tem o RG antigo poderá continuar usando por até 10 anos. Pessoas com 60 anos ou mais poderão manter o anterior por tempo indeterminado.

Mais notícias

Ver tudo de Notas