Chaves Michelin
Guia Michelin lança distinção global para os melhores da hotelaria mundial e Ceará entra na lista
Por Marlyana Lima - Em 08/10/2025 às 9:09 PM

Entre os 16 hotéis brasileiros que receberam Uma Chave Michelin está o Carmel Taíba Exclusive Resort, localizado no litoral cearense – Foto: Divulgação
Um restaurante se torna um ícone quando ostenta em sua fachada as famosas e desejadas três estrelas do Guia Michelin. Símbolo máximo de excelência gastronômica, a distinção já elevou chefs ao patamar de astros conhecidos em todo o mundo. Agora, 125 anos depois de ter sido lançado André Michelin, chegou a vez da hotelaria passar pelo crivo dos avaliadores do renomado guia turístico. Os eleitos recebem não estrelas, mas sim as “Chaves Michelin”, um indicativo de que o meio de hospedagem , seja ele um hotel requintado ou um glamping isolado da civilização, é nada menos do que extraordinário.
Ao anunciar a criação das Chaves Michelin, uma distinção global inédita que reconhece os melhores hotéis do mundo, a publicação dá um novo passo em sua trajetória como referência mundial.
Revelada em uma cerimônia no Musée des Arts Décoratifs, em Paris, nesta quarta-feira (8), a primeira Seleção Global de Chaves Michelin destaoua 2.457 hotéis ao redor do mundo, classificados com Uma (1.742), Duas (572) ou Três Chaves (143), representando o que há de mais elevado em hospitalidade, conforto e experiência do hóspede.
Ceará na lista dos premiados
A primeira seleção global inclui 84 hotéis da América do Sul, distribuídos em sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Desses, 20 estão no Brasil, que lidera o ranking regional.
O Brasil conta com dois hotéis com Três Chaves MICHELIN — o Hotel das Cataratas (A Belmond Hotel), no Paraná, e o Rosewood São Paulo, na capital paulista. Outros dois receberam Duas Chaves: o Copacabana Palace (A Belmond Hotel), no Rio de Janeiro, e o Palácio Tangará, em São Paulo.

O Rosewood São Paulo conquistou a distinção máxima: Três Chaves Michelin – Foto: Rodrigo Zorzi
O Ceará figura na lista dos destinos que contam com os 16 hotéis brasileiros com Uma Chave MICHELIN, com o Carmel Taíba Exclusive Resort (CE). A seleção inclui nomes icônicos da hotelaria nacional, como Barracuda Hotel & Villas (BA), Kenoa Exclusive Beach & Spa Resort (AL), Ponta dos Ganchos Exclusive Resort (SC), Fasano São Paulo (SP) e Toca da Coruja (RN).
Três níveis de excelência
As Chaves Michelin definem um novo padrão universal de qualidade em hospedagem, avaliando não apenas o serviço, mas a experiência global do hóspede, o design, o caráter e a autenticidade do local.
-
Uma Chave MICHELIN distingue uma estadia muito especial, que se destaca por sua personalidade e serviço além das expectativas.
-
Duas Chaves MICHELIN reconhecem experiências excepcionais, com arquitetura marcante e um senso profundo de localidade.
-
Três Chaves MICHELIN representam o ápice da hospitalidade mundial — hotéis extraordinários, onde cada detalhe cria memórias inesquecíveis.
“Com sua expertise única em campo, os inspetores selecionaram as melhores propriedades ao redor do mundo, refletindo a diversidade e a excelência do cenário hoteleiro atual. Seja para quem busca resorts icônicos, hotéis históricos em grandes cidades ou joias escondidas fora dos roteiros tradicionais, as Chaves Michelin oferecem um guia confiável para descobrir, explorar e reservar estadias verdadeiramente memoráveis que inspiram e encantam”, afirmou Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia Michelin
Confira mais hotéis pelo mundo com as chaves Michelin
- The Brando Hotel – Polinésia Francesa
- De L Europe Amsterdam – Holanda
- Alila Jabal Akhdar – Omã
- Kumaon India
- Riad Sakkan Morocco – Marrocos
- Las Casitas – Peru
- Golden Rock Inn – Caribe
- Clayoquot Wilderness Lodge – Canadá
Mais notícias
ALTA PERFORMANCE

































