Luto

Jornalista cearense Wilson Ibiapina morre aos 80 anos

Por Viviane Ferreira - Em 10/05/2023 às 9:40 AM

1 Wilson Ibiapina Jornalista Cearense 21932969

Wilson Ibiapina – Foto: reprodução

O jornalista cearense Wilson Ibiapina, morreu, aos 80 anos, na terça-feira (9), em Brasília. Ibiapina estava internado há cerca de 20 dias no Hospital Santa Lúcia, na capital federal. Conforme a família, ele morreu após “falência múltipla de órgãos”. Ele deixa esposa, a também jornalista Edilma Neiva, e dois filhos. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

O comunicador foi o primeiro repórter da TV Globo em Brasília, em 1970. Ibiapina também atuou como editor do Bom Dia Brasil e do Jornal da Globo.  Entre as coberturas históricas, o profissional acompanhou o sepultamento do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em 1976.

A carreira de Wilson no jornalismo teve mais de seis décadas. Ele começou no ramo aos 14 anos, como repórter voluntário em um jornal de Fortaleza. Aos 19, trabalha na TV Ceará, primeira emissora do Estado.

O canal era propriedade do conglomerado Diários Associados, de Assis Chateaubriand, e Wilson passou por outros veículos do grupo. Em 1968 vai para o Rio de Janeiro, onde trabalha no Correio da Manhã e na TV Tupi.

O jornalista foi editor do Jornal da Globo e do Bom dia Brasil. Cobriu as primeiras eleições diretas para governador depois do Golpe Militar, seguida da morte de Tancredo Neves, em 1985. Ele também foi responsável pela implantação da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará.

Bem antes disso, ainda no final da década de 1960, foi repórter dos Diários Associados e também trabalhou no jornal Correio da Manhã e na Rádio Tupi, no Rio de Janeiro.

Mais notícias

Ver tudo de Notas