Exposição virtual

É hoje! José Guedes lança o projeto “Neoplasticismo – Edição Limitada”

Por Gabriela - Em 07/04/2021 às 11:35 AM

Whatsapp Image 2021 04 07 At 11.31.42

José Guedes

O artista plástico José Guedes lança, na Casa D’Alva e na Sergio Gonçalves Galeria – no Rio de Janeiro e em São Paulo – o projeto Neoplasticismo – Edição Limitada, nesta quarta-feira(7), às 18h, em todas as plataformas digitais.

Composto por oito obras, cada uma com tiragem de 20 exemplares, e executadas em impressão digital UV sobre placas de ACM (Aluminum Composite Material), a série consiste em mais um capítulo na trajetória de José Guedes no terreno das apropriações vinculadas à história da arte.

Nela, o artista se volta para o universo de Piet Mondrian que, ao lado de Theo Van Doesburg, fundou em 1917 o influente movimento que dá título ao conjunto de trabalhos inéditos. Guedes transita livremente na obra do mestre holandês fazendo interferências no formato, no suporte, na escala e, sobretudo, nas linhas e nos ângulos retos.

“Estes elementos (e mais as cores primárias, o preto e o cinza) são fundamentos primordiais nessa fase mais radical de Mondrian, pois para ele, tudo tem uma essência por trás da aparência que está em harmonia com o universo, o que, na sua pintura, é traduzido no equilíbrio perfeito da composição sem os excessos de cor, linhas ou formas”, explica José Guedes.

Para sua nova série, o artista mergulhou fundo nessa abertura decodificando e acrescentando novos significados. Vale a pena acompanhar!

Mais notícias

Ver tudo de Notas