Criador e Criatura

Juca Máximo alia sua técnica de criação artística à exploração dos sentidos humanos

Por Gabriela - Em 03/12/2020 às 12:45 PM

Whatsapp Image 2020 12 02 At 16.12.03

Juca Máximo

Os estímulos visuais podem despertar reações orgânicas e emocionais fortes, mesmo que estejamos conscientes de que tudo aquilo é ficção, fantasia ou devaneio. Exemplo disso são os sonhos e os filmes.

De olhos vendados e utilizando diversos materiais em suas obras, o artista visual Juca Máximo deu vida a obras mundo, dentre elas, a nova série Gravity, em que todos os esboços foram feitos com o que define como os “olhos do inconsciente”.

“Gravity é uma série totalmente vinda da minha visão de mundo pelo inconsciente, da minha percepção do sentir. As linhas que vêm e vão sobre a pessoa figurada são como os nossos sentimentos, em constante mudança durante todo o dia, durante toda a vida. Todas as obras foram criadas de olhos fechados, tendo em vista apenas duas coisas: a força da gravidade me puxando para a terra, e a força do crer, do imaginário, me puxando para o céu, para cima”, explica o artista visual.

Whatsapp Image 2020 12 02 At 16.11.32

Juca Máximo Gallery & Studio

A série faz parte da exposição de estreia do novo espaço do artista, o Juca Máximo Gallery & Studio, no Shopping Riomar. Lá, Juca também reúne um acervo com mais de 80 obras que compõem outras séries de grande expressão da sua carreira. São elas: “Absences”, “Portrait Colors”, “Connection”, “Skin That I Feel”, “Writer your story”, “Expressionism”.

O local ajuda a retratar a trajetória do cearense, que após passar mais de três anos percorrendo o mundo com seu trabalho, fixou-se em sua cidade natal para poder observar, de maneira mais próxima, o que os seus conterrâneos sentem ao ver suas obras.

Ao todo, são 55 pinturas, 2 divisórias, 4 instalações, 2 esculturas, 10 bustos, 12 desenhos sobre papel e um painel gigante de 15m² presentes no espaço. Dentre elas, 20 foram agraciadas e reconhecidas com prêmios de arte internacionais.

Mais notícias

Ver tudo de Notas