Dupla vitória

Kleber Mendonça Filho leva prêmio de Melhor Diretor em Cannes. Wagner Moura vence como melhor ator

Por Marlyana Lima - Em 24/05/2025 às 2:52 PM

1748108294683204069ac0d 1748108294 3x2 Xl

Kleber Mendonça Filho recebe premialção de Melhor Diretor no Festival de Cannes 2025

O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho venceu neste sábado (25) o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes por O Agente Secreto. A vitória acontece seis anos após o diretor ter sido laureado com o Prêmio do Júri pelo aclamado Bacurau (2019). Minutos antes, o longa também havia conquistado a estatueta de melhor ator, entregue a Wagner Moura, protagonista da produção.

“Meu país, o Brasil, é um país cheio de beleza e poesia. Eu tenho orgulho de estar aqui nesta noite para aceitar este prêmio. Estou muito feliz”, declarou Mendonça Filho, inicialmente em francês, antes de alternar para o inglês e, na sequência, para o português.

“Queria mandar um abraço para todo mundo vendo no Brasil, especialmente no Recife, em Pernambuco. Queremos que esse filme saia nas salas, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme”, completou o diretor, agradecendo ainda à mulher e produtora do longa, Emilie Lesclaux.

Sem poder comparecer à cerimônia, Wagner Moura foi representado pelo próprio Kleber no palco. O ator não pôde estar em Cannes devido às filmagens de 11817, novo projeto dirigido por Louis Leterrier.

Ambientado no Recife de 1977, O Agente Secreto acompanha a trajetória de um pesquisador perseguido por agentes violentos. Embora a trama não seja explicitamente sobre a ditadura militar, o filme denuncia a violência, a corrupção e o autoritarismo que marcaram o período. A narrativa mistura elementos fantásticos e realistas para propor uma reflexão sobre memória e resistência.

O filme foi bem recebido por críticos e jornalistas após a estreia no festival, e já havia vencido, no início da tarde deste sábado, o prêmio da Fipresci — a Federação Internacional de Críticos de Cinema.

Os reconhecimentos a O Agente Secreto confirmam o sucesso da cinematografia nacional, que recentemente conquistou seu primeiro Oscar de melhor filme internacional, com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, além do Urso de Prata no Festival de Berlim, por O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro.

Palma de Ouro de melhor Filme

O grande vencedor foi It Was Just an Accident, do iraniano Jafar Panahi. Perseguido no Irã, foi a primeira vez desde sua condenação em 2010 que o cineasta pôde participar de um festival internacional.

O filme conta a história de um homem que descobre a identidade de quem suspeita ser seu torturador há alguns anos, após um acidente fortuito em uma rodovia iraniana, e decide sequestrá-lo.

Confira os vencedores do Festival de Cannes 2025 :

  • Melhor ator – Wagner Moura, por “O Agente Secreto”;
  • Melhor diretor – Kleber Mendonça Filho, por “O Agente Secreto”;
  • Palma de ouro – “A Simple Accident”, de Jafar Panahi;
  • Grand prix – “Sentimental Value”, de Joachim Trier;
  • Prêmio Especial do Júri – “Ressurreição”, de Bi Gan;
  • Câmera de Ouro – O “Bolo do Presidente”, de Hasan Hadi;
  • Prêmio do Júri – Mascha Schilinski, por “Sound of Falling”;
  • Melhor Roteiro – Jean-Pierre e Luc Dardenne, por Young Mothers;
  • Menção Especial – My Father’s Shadow, de Akinola Davies Jr.;
  • Curta-metragem Palma de Ouro – I’m Glad You’re Dead Now, de Tawfeek Barhom;
  • Menção Especial, curta-metragem – Ali, de Adnan Al Rajeev;
  • Melhor atriz – Nadia Melliti, por The Little Sister.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas