In Memorian

Lina Bo Bardi será a primeira arquiteta brasileira a ser consagrada com um Leão de Ouro

Por Gabriela - Em 10/03/2021 às 10:19 AM

Lina

Lina Bo Bardi

Arquiteta italiana naturalizada brasileira, Lina Bo Bardi receberá – in memoriam – o Leão de Ouro Especial pela trajetória e conjunto de sua obra durante a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura de La Biennale di Venezia.

Lina é a primeira mulher brasileira a conquistar um Leão de Ouro. Ela também é a primeira no mundo com obra construída e a terceira brasileira ser consagrada com o prêmio – antes dela, Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha receberam as indicações em 1996 e 2016, respectivamente.

A nomeação, que aconteceu no início da semana, foi feita pelo arquiteto Hashim Sarkis, curador da Biennale Architettura 2021. Para ele, a arquiteta é a que melhor representa o tema do evento deste ano: “Como viveremos juntos?”

“Sua carreira como designer, editora, curadora e ativista nos lembra o papel do arquiteto como construtor de visões coletivas. Ela também exemplifica a perseverança da arquiteta em tempos difíceis, sejam guerras, conflitos políticos ou imigração, e sua capacidade de permanecer criativa, generosa e otimista o tempo todo”, explica.

A edição da Biennale Architettura 2021 será apresentada em abril em formato digital e transmitida ao vivo no site da La Biennale e nas redes sociais, com abertura ao público prevista para 22 de maio. Já no Brasil, a celebração está inicialmente programada para julho deste ano e seguirá todos os protocolos de saúde e governamentais

Mais notícias

Ver tudo de Notas