50 Duetos

“Lúdica e reflexiva”, diz Lenise Queiroz sobre a nova exposição do Espaço Cultural Unifor

Por Gabriela - Em 18/03/2021 às 4:07 PM

Lenise Felipe Ferreira 800

Lenise Queiroz – Foto: reprodução (Felipe Ferreira)

No próximo dia 23 de março, o Espaço Cultural Unifor abre a exposição “50 duetos”, celebrando os 50 anos da Fundação Edson Queiroz (FEQ) em um passeio por mais de 100 obras com novas possibilidades de interação e de interpretação.

A mostra será aberta de forma virtual, com transmissão às 19h pelos perfis da Universidade de Fortaleza no Instagram, YouTube e no Facebook.

Após as duas edições da exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, que trouxeram o acervo da Fundação com a contextualização de cada período histórico, a “50 Duetos” abre espaço a conexões entre as obras de arte.

Segundo a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, as obras de arte do acervo particular formaram pares, de uma maneira ao mesmo tempo lúdica e reflexiva.

“Duplamente desafiadora, a montagem dá seu recado: liberta a história clássica da arte de enquadramentos formais ou conceitos fechados, padrões artísticos e gostos estéticos de diferentes épocas onde se enamoram, e revela o quão elástico e múltiplo é o potencial artístico em seu modus operandi de esculpir o belo para fazer pensar”, destaca Lenise.

De acordo com a curadora, Denise Mattar, a nova mostra “tem como objetivo abrir caminho para novos raciocínios e instigar o público à reflexão. Estamos abrindo janelas para vários caminhos diferentes e a pessoa poderá acessar tudo isso por meio de seu celular. A mostra ‘50 Duetos’ tem uma dinâmica diferente, uma proposta mais contemporânea tirando um pouco o museu daquele lugar no qual você vai e entra respeitosamente. Você entra em um lugar onde muitas coisas te são propostas”, avalia.

Mais notícias

Ver tudo de Agenda