Equidade e Inclusão

M. Dias Branco promove Semana da Diversidade

Por Viviane Ferreira - Em 14/08/2023 às 2:08 PM

Dicersidade 03 (1)

.

Na M. Dias Branco, o orgulho, inclusão e o respeito à diversidade não se limitam a um mês específico ou a uma data comemorativa; as ações prevalecem durante o ano inteiro. Por isso, ao longo da primeira semana de agosto, foi realizada em toda a Companhia a Semana da Diversidade 2023, por meio de iniciativa do Comitê PlurAll, criado em 2022 e formado por colaboradores voluntários e representantes das diversidades existentes no quadro de colaboradores.

Em um cronograma cuidadosamente planejado, foi organizada uma programação com o objetivo de engajar todos os colaboradores da líder nacional de massas e biscoitos sobre o tema, além de inovar nos modelos de execução das atividades.

Treinamento para Gestores

Quando se trata de proporcionar um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo e livre de preconceitos, é estratégico e necessário o engajamento da liderança. Por isso, a Semana de Diversidade iniciou com o “Treinamento para Gestores”, no dia 31 de julho, com apresentação de Luanny Faustino, especialista em Estratégia e Negócios em Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento. A ocasião também foi marcada pelo lançamento do guia “Liderança que Acolhe” para auxiliar ainda mais a liderança na jornada de tornar a empresa mais inclusiva.

PODiverso

Em 1º de agosto, foi a vez do lançamento do PODiverso, criado para colaboradores da M. Dias Branco para abordar temas de Diversidade, Equidade e Inclusão. No primeiro episódio, o coordenador de Comunicação, Elves Rabelo, e Sissi Machado, Especialista em Saúde Mental, Diversidade e Inclusão, tiveram uma conversa sobre Comunicação Inclusiva e Não Violenta com Cândido Lima, responsável pela frente de Diversidade, Equidade e Inclusão da M. Dias Branco. O conteúdo pode ser acessado pelo público no link: https://bit.ly/podiverso.

Quebrando Estereótipos: “Somos Diversos”

No decorrer da semana, ainda houve um ciclo de lives abordando várias dimensões da Diversidade. Sob o tema “Quebrando Estereótipos”, a palestra “Somos Diversos” foi ministrada por Sônia Lesse, especialista em aprendizagem, diversidade e inclusão, e lideranças. A transmissão tratou da desconstrução de estereótipos, ou seja, conceitos preconcebidos e generalizados pelo senso comum sobre algo ou alguém.

Segurança Psicológica: “Somos Únicos”

Já no dia 3 de agosto, Vinicius Schimidt, também consultor na área de diversidade e inclusão, conduziu a palestra “Somos Únicos”, abordando a importância da segurança psicológica – termo criado pela pesquisadora de Harvard Amy Edmondson nos anos 1990, que o define como sendo “a crença de que um membro de uma equipe não será punido ou humilhado por expor ideias, dúvidas, preocupações ou erros, e que a equipe está segura para assumir riscos interpessoais, em um ambiente que permite que as pessoas sejam francas”.

Reforçar uma Cultura Inclusiva: “Somos Plurais”

Para encerrar a Semana da Diversidade, Reinaldo Bulgarelli, referência nacional no que diz respeito à diversidade no ambiente corporativo, apresentou a palestra “Somos Plurais”, ressaltando a importância de promover uma cultura inclusiva.

“Realizar uma semana como essa reflete muito bem o atual momento de nossa Companhia. Queremos progredir ainda mais nas temáticas de Diversidade. O respeito é um de nossos valores, e precisamos demonstrar na prática nossa atenção e cuidado com nossas pessoas. Temos uma meta pública de aumentar o número de mulheres em posições de liderança e estamos investindo firmemente em ações de equidade e inclusão”, diz Cândido Lima, responsável pela frente de Diversidade, Equidade e Inclusão da M. Dias Branco.

Mais notícias

Ver tudo de Notas