CASACOR São Paulo

Mobiliário da Galpão D se destaca em “O Compartilhar”, projeto de Romário Rodrigues com Cosentino

Por Marlyana Lima - Em 13/06/2025 às 4:21 PM

0z7a4415 2 (1)

Projeto “O Compartilhar”, assinado por Romário Rodrigues, com mobiliário da Galpão Design, na CASACOR São Paulo – Fotos: Divulgação

Na 38ª edição da CASACOR São Paulo, que este ano ocupa o histórico Parque da Água Branca, o arquiteto cearense Romário Rodrigues apresenta, em parceria com a multinacional espanhola Cosentino, o projeto “O Compartilhar”. Com 88 m², o ambiente propõe um mergulho no tempo e nas memórias, com uma arquitetura pautada pela permanência, pela experiência e pelo afeto.

A inspiração nasce da figura imaginária de um colecionador viajante — alguém introspectivo, apaixonado por livros, arte e objetos que atravessam o tempo. Esse personagem guia a narrativa espacial, traduzida em superfícies, obras de arte e uma seleção criteriosa de mobiliário, com peças da Galpão Design, loja de Fortaleza reconhecida por sua curadoria de peças assinadas por grandes nomes do design nacional e internacional.

“É muito lindo chegar aqui e ver o que nós, nordestinos, o que o Romário Rodrigues fez aqui na CASA COR São Paulo. Fico emocionada por esse sucesso e por ver a nossa curadoria aqui de forma tão completa, exposta de uma forma tão elegante. É a confirmação de um trabalho sério, de um trabalho feito com amor, com paixão”, observa Liliane Meira, diretora geral da Galpão Design. Em suas redes sociais, ela dividiu a emoção em um vídeo ao lado do arquiteto.

Entre os destaques do ambiente está a emblemática Poltrona Up 50, da italiana B&B Italia, uma peça escultural que dialoga com a proposta do espaço de acolher e instigar. A seleção da Galpão também inclui a sofisticada Poltrona Dora, do designer brasileiro Jader Almeida, cuja forma envolvente e traços delicados oferecem conforto com presença cênica. Já o Sofá Sampa, criação de Roberta Banqueri, se destaca pelo desenho contemporâneo e proporções generosas, ideal para a proposta de convívio e contemplação do projeto. Outro ícone presente é a Poltrona MP-97, assinada por Percival Lafer, que traz o peso da memória afetiva e da tradição do mobiliário brasileiro.

@cosentino Brasil + @romariorodriguesarquitetos

Arquiteto Romário Rodrigues assina o projeto “O Compartilhar”, na CASACOR SP

“A ideia era criar um espaço que acolhesse tanto objetos quanto pessoas. Um lugar onde cabem silêncios, livros antigos, afetos, arte e vida”, resume Romário Rodrigues.

Ao unir a tecnologia das superfícies Cosentino com o design autoral presente nas peças da Galpão Design, o projeto reafirma seu compromisso com durabilidade, sustentabilidade e brasilidade — um manifesto sobre viver com intenção.

Mais notícias

Ver tudo de Notas