Luto

Morre, aos 91 anos, o empresário Jacob Barata, cofundador do Grupo Guanabara

Por Viviane Ferreira - Em 27/12/2023 às 1:00 PM

Jacob Barata 2 1

Jacob Barata

Morreu nesta quarta-feira (27), o empresário Jacob Barata. Conhecido como Rei dos Ônibus, foi um dos fundadores e sócio de uma das maiores empresas do setor, o Grupo Guanabara. Aos 91 anos, Jacob Barata estava internado há duas semanas em um hospital da Zona Sul da capital fluminense, e teve falência múltipla dos órgãos. . O velório está marcado para hoje, às 15h, no Cemitério do Caju.

O empresário era viúvo e deixa três filhos e nove netos. Um deles, Jacob Barata Filho, chegou a ser condenado a 28 anos de prisão depois da Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava-Jato. Está, no entanto, em liberdade. A investigação foi em torno do pagamento de propina a agentes públicos no Rio de Janeiro.

Sobre o empresário

Nascido em Belém, Jacob Barata deixou a capital paraense ainda na adolescência. No Rio, estudou no Colégio Piedade e passou a ajudar um conhecido que vendia panelas de alumínio à prestação nas ruas do Centro. Batia à porta dos devedores três vezes por semana. Trabalhou em banco e vendeu joias antes de largar tudo para iniciar no ramo que o levaria a ganhar o apelido de “Rei do ônibus”.

O empresário foi dono de império de companhias do Grupo Guanabara. O bloco empresarial é um dos maiores conglomerados de transporte de passageiros do Brasil.

São mais de 20 empresas que fazem transporte urbano, intermunicipal e interestadual, distribuídas em ao menos oito estados. Só no Rio, a família Barata controla 11 empresas.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas