HOMO SAPIENS – o homem que sabe o que não sabe

Museu da Fotografia Fortaleza comemora seis anos com exposição de Daniel Taveira

Por Viviane Ferreira - Em 07/03/2023 às 1:10 PM

Mexicocatrinas 27 1024x684

México, fotografia presente na exposição (Foto: Daniel Taveira)

Há seis anos, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) abria as portas com objetivo de democratizar acesso à fotografia. Para celebrar a data, o espaço recebe a exposição “HOMO SAPIENS – o homem que sabe o que não sabe”, com fotos de Daniel Taveira e curadoria de Diógenes Moura. A abertura será neste sábado, 11, a partir das 10 horas.

Na programação, palestra com o fotógrafo e o curador, seguida de sessão de autógrafos de Minhocão, novo livro de Diógenes Moura, que estará à venda no local.

A mostra inédita e pensada especialmente para os seis anos do MFF traz cerca de 80 fotografias de Daniel Taveira e olhar cuidadoso, que observa em terras estranhas manifestações culturais e cenas cotidianas. “É uma exposição que fala sobre humanidades, sobre crença, sobre rituais, sobre a ausência absoluta, esse oco que existe dentro de nós de encontrar um sentido para nossa existência”, antecipa Diógenes Moura.

A mostra apresenta um fio condutor da existência humana, representada por rituais. Começa pela Etiópia, país mais antigo da África, berço cultural da humanidade e onde tem a primeira identificação Homo Sapiens.

 

Whatsapp Image 2023 03 07 At 11.20.45

.

Da Índia, Daniel Taveira traz verdades solidificadas em percepções e registros imagéticos, que redefiniram sua crença.

Outro destaque da Exposição são as fotos dos Naga Sadhus, os porta-vozes de Deus, seres com aspectos primitivos, quase sobrenaturais e que são conhecidos pelas penitências extravagantes, como a celebração do próprio funeral.

De sua imersão em Israel, o público vai conferir imagens de um país de contrastes. De um lado, a religiosidade quase fanática das muitas crenças, competindo num misto de religião, raça e política, muitas vezes irreconciliáveis entre os muros da antiga cidade de Jerusalém.

Daniel Taveira fotografa há cerca de dez anos. Para ele, a curiosidade fotográfica é um dos componentes essenciais para a cura existencial, oscilando entre o grosseiro e o sublime. “A fotografia solidifica a realidade cruel, em outro momento retrata a falsa beleza da própria existência, onde o nosso subconsciente começa a trabalhar de forma apreciativa. Ela também tem o poder de me iludir, assim como me traumatizar, rapidamente me jogando dentro do ensurdecedor silêncio do óbvio”, afirma.

SOBRE O MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA

Inaugurado dia 10 de março de 2017, o MFF mantém dois andares de acervo fixo e um outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, mantém os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior, que já visitaram diversas comunidades, levando teoria e prática acerca do mundo da fotografia.

O equipamento realiza ainda uma série de ações para divulgar novos talentos e promover a fotografia, a partir de cursos e visitas guiadas para a terceira idade, e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado de sua proximidade com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e das Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.

Serviço

Abertura Exposição HOMO SAPIENS – o homem que sabe o que não sabe

Quando: sábado, 11, às 10h

Onde: Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 – Varjota)

Mais notícias

Ver tudo de Notas