Arte e História

Museu do Ceará comemora 90 anos com programação especial sobre centenário da eleição do Bode Ioiô

Por Admin - Em 09/03/2022 às 11:44 AM

Bode Ioio

Bode Ioiô

Uma programação especial foi preparada para comemorar os 90 anos do Museu do Ceará e o centenário da eleição do Bode Ioiô. O projeto “Ioiô Itinerante: o centenário da eleição do bode mais famoso do Ceará (1922-2022) traz atividades como mesas-redondas, exposições, cortejo, oficinas, experimentações artísticas e palestras em diversos equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult/CE). As ações têm início nesta quarta-feira (9/3) e seguem até o mês de maio.

A iniciativa tem o intuito de celebrar os 90 anos de fundação do Museu do Ceará com renovação por meio de uma série de atividades de fruição e ações formativas que se relacionam com o patrimônio e memória do Ceará. Segundo o secretário de cultura do estado, Fabiano Piúba, a imersão nas histórias do Bode Ioiô proporcionam reflexões importantes para os tempos atuais.

“Por onde passar trará uma reflexão sobre a reconfiguração do próprio conceito e programa do Museu do Ceará para os tempos atuais, levando em conta seu percurso histórico, suas coleções, acervos e de como a instituição pode ser reinventada com mais diversidade nos atores sociais e sujeitos históricos nas representações e interpretações da história do Ceará. O Bode Ioiô está aí para nos provocar com irreverência e inteligência nessa reflexão”, destaca Piúba.

Atividades

As ações comemorativas serão abertas pelos museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O percurso do Bode começa entre 9 e 20 de março de 2022, quando o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) abrigará o Ioiô em seu espaço expositivo. Lá, ocorrerá a atividade “Ioiô não vai votar”, experimentação artística de Sy Gomes com o objetivo de incitar uma reflexão sobre representatividade. O resultado da ação será uma performance da artista no local, no dia 20 às 16h.

Entre os dias 22 de março e 3 de abril, o Bode vai para a sala 01 do Museu da Cultura Cearense (MCC), onde irá compor a instalação “O universo fabuloso do Bode Ioiô”. Também serão realizadas ações alusivas à passagem do “bode celebridade” nesse espaço.

A passagem do Ioiô pelo MCC acaba no dia 3 de abril, às 16h, na sala 1. Na ocasião, será relançado o cordel “Ioiô – uma entrevista com o bode mais querido do Ceará”, de autoria de Torquato Lima e Klévisson Viana, com distribuição gratuita.

Posteriormente, ações devem ser feitas em outros equipamentos da Secult/CE até maio, como a Biblioteca Pública do Ceará, o Sobrado José Lourenço, o Theatro José de Alencar e o Cineteatro São Luiz.

Mais notícias

Ver tudo de Notas