Movimentando o corpo

No dia Internacional da Yoga, confira os benefícios da prática para a saúde

Por Gabriela - Em 21 de junho de 2022

Whatsapp Image 2022 06 21 At 21.00.43 (1)

Isabela Rolim

Celebrado nesta terça-feira, 21 de junho, o Dia Internacional do Yoga tem como objetivo expandir essa prática milenar indiana que beneficia nosso corpo e mente, para todas as regiões do mundo.  

Mesmo quem não tem nenhuma experiência com essa atividade pode começar a praticar em casa, já que a Yoga traz grandes benefícios para o corpo, como a diminuição do estresse, da ansiedade, e o fortalecimento dos músculos do corpo.  

“A yoga vai muito além dos asanas, que são as posturas. Com o tempo e com a prática pude ver e sentir os benefícios em minha vida. A calma, concentração e presença que a prática me proporciona fazem muito bem no dia a dia”, comenta Isabela Rolim que já pratica a Yoga a uns bons anos.  

Abaixo você confere uma lista com outros benefícios da atividade: 

Aumento da flexibilidade 

Ao fazer da prática do Yoga uma atividade do seu cotidiano, com o tempo, você sentirá seu corpo mais flexível. As posições dessa prática atingem, de maneira positiva, as articulações e os pontos de tensão do corpo, deixando-os mais lubrificados e soltos, tornando-os mais maleáveis. 

Auxilio na digestão 

Você tem problemas gástricos? Saiba que o alívio dos desconfortos está entre um dos benefícios do Yoga. O exercício ajuda os músculos abdominais, colabora no aumento do suco gástrico e, assim, possibilita uma melhor digestão. Além disso, algumas técnicas do Yoga também proporcionam o melhor funcionamento do intestino, o que é ótimo para quem tem prisão de ventre, por exemplo. 

Combate a insônia e alivio do estresse 

O Yoga ajuda a estimular a produção da melatonina, conhecida por ser o “hormônio do sono”. Para você conseguir dormir melhor, procure fazer os exercícios durante a manhã, para preparar o seu corpo para um novo dia e auxiliar no desenvolvimento gradual do sono. Em geral, antes de começar as posturas, o ideal é realizar uma breve meditação para calmar o fluxo de pensamentos. Isso já colabora para o relaxamento do corpo e a dissipação do estresse e até da ansiedade. 

Mais notícias

Ver tudo de Notas