art

Nos últimos dias do ano, Pinacoteca do Ceará oferece visitas mediadas nas exposições

Por Viviane Ferreira - Em 27/12/2023 às 3:46 PM

Leonilson Abertura Foto Marilia Camelo 600x400

Exposição Leonilson – Foto: Marilia Camelo

Na última semana de dezembro, a Pinacoteca do Ceará finaliza as atividades da programação que celebra o aniversário de um ano do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

O período é reservado para as visitas mediadas às exposições em cartaz: a Mostra “Bonito pra chover”, que inclui as exposições “Se Arar”, “No lápis da vida não borracha” e “Amar se aprende amando”, além da recém-inaugurada “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”.

De quinta-feira (28) a sábado (30), o equipamento cultural funcionará normalmente, das 12h às 20h. No domingo (31), véspera de ano novo, o museu estará fechado, excepcionalmente. O funcionamento retorna no dia 4 de janeiro, no horário normal.

Na quinta-feira (28), das 16h às 17h, o museu realiza a edição do “Percursos Entrelaçados: (An)danças (Con)fluentes”. O objetivo da atividade é, em diálogo com os participantes, percorrer as exposições do museu e compreender as relações existentes entre as obras e o cotidiano. Com mediação de Liza Maria e Janaína Bento, o público é convidado a investigar os diferentes caminhos que os artistas apontam em suas produções.

No percurso, serão debatidos temas que, embora sejam paradoxais, podem apontar trajetórias de transformação pessoal ou coletiva. Vida e morte, luz e obscuridade, bom e ruim são algumas das categorias presentes na formação.

A ação ocorre nas exposições “Se arar” e “Leonilson e Das Amizades” com classificação indicativa para pessoas a partir dos 12 anos. No sábado (30), será realizada mais uma edição do “Percursos Entrelaçados: (An)danças (Con)fluentes”, também das 16h às 17h.

Mais notícias

Ver tudo de Notas