Novas regras

Novas regras do Oscar aumentam requisitos para disputa do prêmio

Por Viviane Ferreira - Em 23/06/2023 às 9:16 AM

Oscar 1

Vencedores do Oscar de 2023 (Foto:reprodução/Frederic J. Brown/AFP)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou uma nova regra que aumenta os requisitos para que produções concorram ao Oscar de Melhor Filme 2025.

Atualmente, um filme precisa ficar, pelo menos, sete dias em exibição nos cinemas de uma das seis maiores cidades dos EUA. Porém, com a nova regra, será necessário aumentar a exibição nos cinemas, em ao menos 10 das 50 maiores cidades americanas.

Essa expansão não precisa vir logo após a primeira semana, apontou a Academia, mas tampouco pode acontecer mais de 45 dias após o lançamento original. Para as produtoras que pretendem lançar filmes no finalzinho do ano, a instituição responsável pelo Oscar exigirá saber com antecedência os planos de distribuição.

A maioria dos filmes de grandes estúdios não sofrerão com essa nova exigência da Academia, que deve atingir mais fortemente os planos de distribuição (e as carteiras) de plataformas de streaming, distribuidoras independentes e filmes estrangeiros que estejam buscando indicações às categorias principais.

Bill Kramer e Janet Yang, chefes da Academia, explicaram a decisão em um comunicado conjunto: “Nossa missão é celebrar e honrar as artes e ciências do cinema, e nossa esperança é que as novas regras aumentem a visibilidade de filmes ao redor do mundo, encorajando o público a ir até as salas de cinema. Com base em conversas com vários parceiros da indústria, sentimos que essa decisão beneficia artistas e cinéfilos na mesma medida.”

A 96ª Cerimônia do Oscar acontecerá em 10 de março de 2024, com os indicados ao principal prêmio anunciados em 23 de janeiro.

Mais notícias

Ver tudo de Notas