CINEMA

O que você precisa saber sobre a 77ª edição do Festival de Cannes

Por Lorena Cabral - Em 13/05/2024 às 7:06 PM

Cannes 2024

© Shochiku Co., Ltd. – Rhapsodie en août d’Akira Kurosawa (1991) / Crianção Gráfica © Hartland Villa

“Une éternelle première fois” – É nestes termos que Iris Knobloch, presidente do Festival de Cannes, abriu uma conferência de imprensa em abril deste ano, destacando os filmes da Competição Oficial, os filmes Fora da Competição e outros ocasionais.

Esta edição marca o retorno do festival após o sucesso da edição de 2023, com um recorde público de mais de 200.000 inscritos e 14.000 profissionais credenciados, e acontecerá de 14 a 25 de maio.

Durante os últimos dois meses, o Festival de Cannes 2023 foi o evento mais comentado nas redes sociais, ao lado do Oscar. Seus filmes foram recompensados ​​tanto no festival quanto na cerimônia americana, desmentindo os prognósticos pessimistas sobre o futuro do cinema frente à emergência das plataformas de streaming.

O Brasil está presente na disputa com o filme “Motel Destino”, do cineasta cearense Karim Aïnouz. Aïnouz compete na principal categoria da mostra, a Palma de Ouro. Além dele, diversos títulos brasileiros já concorreram na premiação. A lista de indicações conta com 38 filmes indicados à Palma de Ouro. Destes, apenas um venceu até agora, o filme “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, 62 anos atrás.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas