Encontro Mestre & Aprendiz

Os músicos Jaime Ernest, Alexandre Ritter e Márcio Landi realizam concerto gratuito na Tapera das Artes

Por Viviane Ferreira - Em 23/05/2023 às 1:41 PM

20141113155621639752e (1)

.

O violonista Jaime Ernest Dias, o contrabaixista Alexandre Ritter e o maestro Márcio Landi se apresentam no Teatro Tapera das Artes, nesta quinta-feira (25), às 19h. O concerto “Os instrumentos de cordas dedilhadas e friccionadas na música brasileira e europeia com foco na educação coletiva de música” integra a temporada 2023 do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz”, que está em sua quinta edição, intitulada “No Palco & Na Vida”.

A entrada é gratuita, sujeita a disponibilidade do espaço. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla.

O concerto visa apresentar a música concertante em diálogo com as práticas coletivas na formação das orquestras de violões e cordas da família do violino, reunindo outros mestres para a residência artística. “Teremos a participação especial do professor e contrabaixista Francisco Daniel, da professora e violinista Liliana Gayoso, do professor e violonista Karlos Diniz, dos alunos de violão da Tapera das Artes, do grupo de violão 30 Cordas do IFCE, da Camerata da UFC, da professora Dra. Liu Man Ying, da Camerata Tapera das Artes e do Tapera Arte Ensemble”, destaca o maestro Ênio Antunes, responsável pela direção artística e regência do projeto.

A temporada 2023 do “Encontro Mestre & Aprendiz” foi aberta com show de Leila Pinheiro, no dia 27 de abril. Ao longo do ano, ainda irão se apresentar na Tapera das Artes o maestro Spok (músicas e danças regionais com foco nas origens da cultura popular, arranjo e produção cultural), Paulo Braga (piano, composição, arranjo, gestão pedagógica e produção musical e cultural); maestro Moisés Inácio (regência e instrumentos de metais), maestro Marcelo Corrêa (regência e instrumentos de madeiras com o projeto “Pra Ver a Banda Tocar”), maestro Abel Rocha (regência, produção musical e artística), Davide Carbone (canto, produção musical e artística), e Nelson Ayres (piano, regência, composição, arranjo, produção musical e artística).

O projeto apresenta uma série de encontros entre mestres consagrados e reconhecidos no cenário nacional e internacional da música com aprendizes e arte educadores, por meio de workshops temáticos, finalizando com concertos interativos, a fim de utilizar suas expertises para potencializar novos processos criativos de grupos musicais e fomentar a formação de plateia, beneficiando diretamente 4200 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e seus educadores e o público presente nos concertos interativos.

A quinta edição do “Encontro Mestre & Aprendiz – No Palco & Na Vida” é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes e Prefeitura de Aquiraz; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, Frezenius Kabi, Petrorecôncavo, Grupo FAN, Marquise Ambiental e Companhia de Gás (Cegás). Agradecimento a Enel.

Completando em 2023 seus 40 anos de existência, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes.

Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas, proveniente de famílias de baixa renda.

Mais notícias

Ver tudo de Notas