Semana sinfônica
Osesp interpreta Shostakovich sob regência de Vasily Petrenko na Sala São Paulo
Por Paulla Pinheiro - Em 08/07/2025 às 12:01 AM

Coro da Orquestra Osesp – Foto: Mario Daloia
A partir de quinta-feira (10), a Sala São Paulo recebe uma nova série de concertos da Temporada Osesp 2025, reunindo grandes nomes da música clássica internacional. Sob regência do maestro russo Vasily Petrenko, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo interpreta, nos dias 10, 11 e 12 de julho (quinta e sexta às 20h, e sábado às 16h30), a Sinfonia nº 4 em dó menor de Dmitri Shostakovich, obra marcada por influências de Mahler e escrita em meio à tensão política da União Soviética nos anos 1930.
Antes da sinfonia, o público assistirá à estreia mundial de Breathing blocks, peça encomendada ao compositor Felipe Lara para celebrar os 70 anos da Osesp. Inspirada na metrópole paulistana e na natureza viva de uma orquestra em movimento, a obra é dedicada à memória da compositora finlandesa Kaija Saariaho.
A apresentação da sexta-feira (11), às 20h, será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Osesp no YouTube.
Além do regente convidado, a semana será marcada pela despedida do flautista José Ananias, após quase quatro décadas integrando a Osesp. Natural do Amapá e professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, Ananias deixa uma trajetória celebrada também como integrante do Quinteto de Sopros Camargo Guarnieri.
Encerrando a programação, o pianista macedônio Simon Trpceski sobe ao palco da Estação Motiva Cultural no domingo (13), às 18h, com recital que inclui obras de Beethoven, Tchaikovsky e Ravel, além da suíte de O Quebra-Nozes, em transcrição para piano de Mikhail Pletnev.
Os ingressos estão disponíveis nos canais digitais da Sala São Paulo e da Fundação Osesp.
Mais notícias
Cuidado Público

























