Prefeitura de Fortaleza

Painel de Djamila Ribeiro marca abertura do 5° Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades

Por Viviane Ferreira - Em 01/09/2023 às 4:30 PM

01 09 2023 Seminario Dsc03141

Djamila Ribeiro – Foto: Tainá Cavalcante

O prefeito José Sarto participou, na noite de quinta-feira (31), da abertura do 5° Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para as Cidades. O início da programação foi marcada por um painel sobre inclusão e diversidade ministrado pela escritora, filósofa e ativista Djamila Ribeiro.

O Seminário promovido pela Prefeitura de Fortaleza continua na sexta-feira (01), com programação pensada para discutir questões importantes para a cidade, contribuindo para a capacitação de gestores e técnicos da Prefeitura. Realizado desde 2007, este ano o evento deve receber mais de 500 participantes, que são integrantes e parceiros da gestão municipal.

“O seminário internacional promove experiências de troca entre servidores de Fortaleza e especialistas oriundos de outros países e de outras cidades, o que contribuirá para o desenvolvimento de políticas inovadoras, modernas, que estejam de acordo com a pauta mundial, a pauta da sustentabilidade, das cidades inteligentes e do crescimento econômico com a garantia da preservação de recursos”, afirmou o prefeito José Sarto, acrescentando que essa partilha de conhecimentos deve contribuir para qualificar a estrutura da gestão municipal.

Na palestra de abertura, temáticas abordadas pela ativista social Djamila Ribeiro destacaram a inclusão e a diversidade como essenciais para o desenvolvimento de uma cidade inovadora e benéfica para os cidadãos.

“É muito importante quando o poder público tem o compromisso de trazer esse debate para que as pessoas possam ter acesso a mais conhecimento, a mais informações, porque isso com certeza melhora, quando essas pessoas estão no dia a dia, no seu trabalho, a forma como elas vão enxergar a sociedade, e esse tema é fundamental para toda a sociedade brasileira, não só para os grupos discriminados”, comentou Djamila sobre sua participação.

De acordo com a filósofa, a diversidade é de grande importância para a inovação. “Um grupo diverso tem muito mais condições de ser criativo, de inovar, do que um grupo homogêneo”, explicou. Na ocasião, Djamila também destacou que conceitos antirrascistas como os abordados na palestra de abertura do evento podem influenciar de maneira muito positiva o trabalho dos servidores públicos. “Na grande maioria das vezes, as pessoas negras, as pessoas mais empobrecidas são os maiores públicos que necessitam de políticas públicas, e é muito importante quando esse servidor tem esse olhar sensível e atento na hora de atender, de acolher essas pessoas e de pensar como vai aplicar a política pública”, concluiu.

Djamila tem ampla atuação em prol da justiça social e é uma das líderes mais influentes do movimento pelos direitos das mulheres negras brasileiras. Formou-se em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo, onde também fez mestrado. Prolífica ensaísta, Djamila é autora best-seller, foi uma das 51 autoras de 25 países convidadas a contribuir com The Freedom Papers em 2018 e coordena a Coleção Feminismos Plurais que, desde 2017, publica autores negros e negras no Brasil.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas