In SP

Pinacoteca apresenta mostras de Adriana Varejão, Jonathas de Andrade, Lenora de Barros e Ayrson Heráclito

Por carol - Em 04/01/2022 às 10:29 PM

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em 2022, examina questões relacionadas à ideia de uma “identidade brasileira” atualizando o debate em um ano marcado por efemérides.

77be97cf 69cf 4920 87d4 1b72ec58838f

:

A violenta história colonial do Brasil e a recepção e “deglutição” de linguagens e procedimentos originários da arte europeia funcionam como norte para uma programação que dá novo frescor aos debates oriundos da Semana de 22 e do bicentenário da Independência. As inaugurações acontecem a partir de março de 2022.

Alguns destaques são: a grande mostra panorâmica de Adriana Varejão (26.mar); as performances, vídeos, fotografias e instalações que representarão a vida, arte e a religião de Ayrson Heráclito (02.abr); obra inédita site-specific de Dalton Paula (27. ago) para o Projeto Octógono, os trabalhos decoloniais de Jonathas de Andrade (24.set) e a primeira panorâmica na Pina da artista visual e poeta Lenora de Barros (08.out).

Ainda no segundo semestre, em parceria com a instituição norte americana Terra Foundation for American Art, o museu apresentará uma importante reflexão inspirada no processo de urbanidade e modernidade que tomou conta do Estados Unidos entre 1893 e 1976 e será uma boa oportunidade para um contraponto às celebrações do centenário do marco da arte moderna no Brasil, acrescentando novas camadas e perspectivas para esse debate.

“O ano de 2022 marca o centenário da Semana de Arte Moderna, bem como o bicentenário da independência brasileira. A Pinacoteca se propõe a abordar ambas as efemérides a partir de uma perspectiva crítica, organizando uma série de exposições que olham para esses eventos como partes de processos mais alargados e continentais”, conclui Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo.

Mais notícias

Ver tudo de IN News