aberto ao público

Pinacoteca do Ceará oferece programação infantil, três oficinas e mais visitas às exposições

Por Viviane Ferreira - Em 18/01/2024 às 9:35 AM

Atelie Crianca Cria Foto Jorge Silvestre 1200x800

Foto: Jorge Silvestre

Na semana de 18 a 21 de janeiro, a programação da Pinacoteca do Ceará traz, além das quatro exposições em cartaz, uma programação infantil especial, novos horários para visitas mediadas e três oficinas. As atividades são voltadas para diversos públicos, entre os quais pessoas trans e crianças autistas. O acesso ao museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, é inteiramente gratuito.

Na quinta-feira (18), o “Percursos entrelaçados: crônicas do inconsciente” explora diferentes formas de expressão e comunicação além dos gestos e das palavras. A atividade, que ocorre das 16h às 17h, será realizada na exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e tem o objetivo de instigar uma visita sensível e cinestésica. A classificação indicativa é de 16 anos e a mediação será de Liza Maria e Janaína Bento.

Na sexta-feira (19) e no sábado (20), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com tradução em Libras.

Também no sábado (20), das 14h às 16h, o museu inicia a Oficina de Ateliê – Bordado, com o objetivo de estimular os processos de expressão, criação e reflexão, explorando diferentes temáticas e matrizes estéticas. O encontro busca ainda enriquecer a vivência dos participantes por meio de distintos contextos e expressões artísticas, aprimorar a percepção e estimular o imaginário. Em janeiro, as ações são dedicadas ao bordado a partir das inspirações da exposição “Leonilson e Das amizades”. A mediação é de Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Ligia Bessa, com 15 vagas para pessoas a partir de 15 anos.

MÊS DA VISIBILIDADE TRANS

Ainda no sábado (20), das 14h às 17h, Gi Monteiro, historiadora e arte-educadora da Pinacoteca do Ceará, conduz a oficina “Rio Desvio”. A ação acontece em janeiro, Mês da Visibilidade Trans. A oficina ocorre das 14h às 17h no Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará.

A atividade será conduzida a partir dos saberes compartilhados com o público participante. Com uma abordagem educativa que visa debater as experiências de pessoas trans e travestis, o objetivo é integrar esse diálogo com as experiências e trabalhos de artistas dissidentes. O momento de partilha coletiva, ao final da oficina, culminará em uma criação inspirada nos debates e reflexões ocorridos durante o encontro.

Com classificação indicativa de 18 anos, a oficina é voltada para Pessoas Trans, Travestis e Não Binárias. É preciso realizar inscrição prévia, de 16 a 18 de janeiro, por meio do formulário para o preenchimento das 10 vagas disponíveis.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS

O último dia da programação desta semana, no domingo (21), começa com o “Ateliê Criança Cria: Naturezas de Leó” em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h. Na atividade, Weverson Martins e Wallison Azevedo propõem vivenciar o mundo das cores com base nas imagens da natureza presente nas obras de Leonilson. A atividade será iniciada na exposição “Leonilson e Das amizades” e segue no Ateliê 1, com crianças a partir de 3 anos. Haverá interpretação em libras para crianças surdas ou CODA (filhas de pais surdos).

Na mesma tarde, o museu também realiza a oficina “Todo dia é dia ‘D’: Dança, Infância e Autismo – D-I-A!”, ministrada pela artista, professora e pesquisadora Rosa Primo. A atividade ocorre em duas edições: a primeira das 14h às 15h e a segunda, das 16h às 17h, no ateliê 1. A ação, pensada especialmente para crianças autistas de 8 a 12 anos, é um mergulho estimulante no universo da dança, utilizando a escuta do corpo como prática central para o processamento sensorial. Com 10 vagas disponíveis por turma, as inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do formulário disponível AQUI de 16 a 19 de janeiro.

O equipamento cultural traz, ainda, o espetáculo “K’OS de Variedades” com o grupo teatral K’Os Coletivo, das 14h às 16h. Marcado pela comicidade e linguagem popular, a dramaturgia do espetáculo traz números de palhaçaria e magia cômica, regada de musicalidade, conduzida pelos palhaços Pipiu e Tramela. A classificação indicativa é livre.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas