Arte e cultura

Pintura de Sérgio Milliet recém integrada ao acervo do MAM São Paulo é exibida na Biblioteca

Por Viviane Ferreira - Em 26/03/2024 às 1:55 PM

Museu de Arte Moderna de São Paulo recebeu a doação de uma obra do artista Sérgio Milliet (1898 – 1966), importante incentivador do museu em seus primeiros anos. A pintura acaba de ser doada por Maria Lúcia de Araújo Cintra ao acervo do MAM e é exibida na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida até o dia 12 de maio.

Sem título (autorretrato) é um trabalho em óleo sobre madeira e tem um característica singular: ela apresenta dois autorretratos com diferentes acabamentos, um na frente e outro no verso do suporte. Também estará disponível para consulta do público, na Biblioteca, o catálogo da exposição Homenagem a Sérgio Milliet, realizada pelo MAM em 1969. Na época, a mostra reuniu obras de Milliet que estavam espalhadas em coleções de seus amigos. O catálogo apresenta textos de José Geraldo Vieira e Quirino da Silva.
Cauê Alves, curador-chefe do museu, destaca que Sérgio Milliet foi um dos personagens decisivos para a fundação do MAM São Paulo, bem como em toda a fase inicial da instituição. “O autorretrato que acaba de entrar para a coleção do MAM, complementa as outras seis pinturas do artista já presentes no acervo que vieram da coleção Tamagni, fundamental na segunda fase do museu. Essa obra, em especial, tem a particularidade de trazer um esboço, uma pintura inacabada no verso, e a sua realização completa na frente, o que permite que a gente conheça um pouco do seu processo de trabalho”, comenta.

Mais notícias

Ver tudo de Notas