aberto ao público

Porto Iracema das Artes promove oficina “Na Pisada do Pulso”, com artista Helder Vasconcelos

Por Viviane Ferreira - Em 20/11/2023 às 2:06 PM

Whatsapp Image 2023 11 13 At 18.10.20 (1)

Helder Vasconcelos

Explorando variáveis de gestos e sons, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – promove a oficina “Na Pisada do Pulso”, com o ator e dançarino Helder Vasconcelos.

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na sexta-feira (24), das 9h às 12h. Pessoas interessadas podem participar mediante inscrição prévia. O encontro está vinculado ao projeto Dançarinar, integrante do Laboratório de Dança da Porto, e ocorre na Associação Dança Cariri (ACD), em Juazeiro do Norte.

Para participar da oficina, as pessoas interessadas devem se inscrever previamente, com até meia hora de antecedência do início, no dia da atividade. A inscrição ocorre presencialmente, por ordem de chegada, respeitando a capacidade do espaço.

No total, 30 vagas são disponibilizadas para o público. A oficina lida com um gesto e um som que partem de um mesmo impulso. E quando esse impulso, produzido inicialmente no nosso interior, aparece pro outro, o encontro é imediato. A partir daí, são muitas as possibilidades de um fazer comum e intenso, que se revela em forma de música e dança.

Um jeito de fazer que foi percebido e organizado por Helder Vasconcelos, através de sua relação direta com as tradições populares pernambucanas do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural; e da sua experiência de mais de duas décadas como oficineiro. A indicação é ir com roupas leves e quem quiser pode levar um instrumento.

Helder é tutor do projeto Dançarinar, proposto pelo artista Joubert Arrais, que atualmente integra o Laboratório de Dança da Escola e desenvolve pesquisa que se propõe a estudar o dançar solo do corpo que improvisa e dança como tática de sobrevivência e ato de tradução para experimentar confluências e investigar interfaces com as dramaturgias, fisicalidades e sonoridades do corpo brincante “bonito para dançar” da cultura popular cearense.

A partir das metáforas e mimese corporais dos Irmãos Aniceto (Crato/CE) e da política animalumana-humanimal da “brincadeira-treino” e da “improvisação-combate”, o Dançarinar compartilha imersões somáticas, práticas ancestrais, restrições compositivas, transcri(a)ções e vídeodocumentações.

A oficina convida pessoas interessadas a participar de um momento de busca e exploração artística, partindo do impulso presente em cada um de nós.

“Mais um artista incrível q é o Helder pra somar ao rol dos tutores e que partilham generosamente seus saberes, fazendo com que todos saiam ganhando: o projeto, a comunidade artística da cidade do Juazeiro, a arte e a cultura do Estado como um todo”, finaliza Bilica Léo, coordenadora do Laboratório de Dança da Porto Iracema das Artes.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre a oficina “Na Pisada do Pulso”

Esta oficina lida com um gesto e um som que partem de um mesmo impulso. E quando esse impulso, produzido inicialmente no nosso interior, aparece pro outro, o encontro é imediato. A partir daí, são muitas as possibilidades de um fazer comum e intenso, que se revela em forma de música e dança. Um jeito de fazer que foi percebido e organizado por Helder Vasconcelos, através de sua relação direta com as tradições populares pernambucanas do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural; e da sua experiência de mais de duas décadas como oficineiro. A indicação é ir com roupas leves e quem quiser pode levar um instrumento.

Sobre Helder Vasconcelos

Helder Vasconcelos é formado nas tradições do Cavalo Marinho e do Maracatu Rural, manifestações populares da Zona da Mata de Pernambuco. Foi um dos criadores do grupo musical Mestre Ambrósio, uma das referências do movimento Mangue Beat, em que atuou por 11 anos. Participou de festivais de dança, teatro e música no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. Desenvolve um trabalho de formação, por meio de oficinas, desde 1998. Dirige e atua no grupo Boi Marinho, que participa do carnaval pernambucano desde 2000. No cinema, atuou nos longa-metragens “Baile Perfumado” (1996), “O Homem que Desafiou o Diabo” (2007) e “A Luneta do Tempo” (2014).

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes promove oficina “Na Pisada do Pulso”, com artista Helder Vasconcelos

Onde: Associação Dança Cariri (R. São Francisco, 836 – São Miguel, Juazeiro do Norte/CE)

Quando: sexta-feira, 24 de novembro

Horário: de 09h às 12h

Gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia

Mais notícias

Ver tudo de Notas