ETAPA CEARENSE

Prêmio Band Cidades 2024 reconhece a excelência da gestão municipal no Ceará

Por Lorena Cabral - Em 17/06/2024 às 10:18 AM

B34e6f8a Bfef 469b A291 C1a859b80fb7

Jornalistas e cerimonialistas: Rogério Gomes e Ana Flávia Bezerra./ Foto: Divulgação

O Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, está promovendo a edição especial de 2024 – Evolução, do Prêmio Band Cidades Excelentes, que reconhece as melhores gestões públicas municipais em todos os estados do Brasil. O prêmio é dividido em duas etapas: regional, que é classificatória; e nacional. A etapa cearense acontecerá na segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa do Ceará, a partir das 19 horas.

Todos os municípios cearenses e brasileiros estão concorrendo na premiação, que usa a ferramenta Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), desenvolvida pelo Instituto Aquila, para avaliação. A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 72 indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de 6 pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios serão separados em 3 categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menos de 30 mil habitantes; entre 30 e 100 mil habitantes; e mais de 100 mil habitantes.

Para a premiação edição especial 2024 – Evolução, será considerada a evolução de cada um dos pilares do IGMA, considerando o ciclo de 2021 a 2024, para definição dos vencedores. A etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes acontece no dia primeiro de julho, em Brasília.

Edição 2023

Na edição de 2023, terceira edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, as cidades cearenses premiadas foram Guaramiranga, Eusébio, Sobral, Pereiro, Tauá, Crato, Pires Ferreira, Limoeiro do Norte, Quixeré, Pacujá, Pacajus, Itapipoca e Fortaleza.

Na premiação nacional, as cidades de Pires Ferreira (até 30 mil habitantes), Eusébio (30 a 100 mil habitantes), e Sobral (acima de 100 mil habitantes), venceram na categoria Educação. Sobral também foi premiada nacionalmente na categoria Saúde e Bem-Estar.

Mais notícias

Ver tudo de Notas