Valorização do festejo

Projeto de lei reconhece o Carnaval de Aracati como manifestação da cultura nacional

Por Gabriela - Em 29/12/2021 às 4:15 PM

094fb18489f3826898ca3a55a6279034

Carnaval de Aracati

Na última terça-feira (28), foi sancionado um projeto de lei que reconhece o Carnaval de Aracati como manifestação da cultura nacional. O objetivo é valorizar a cultura do carnaval na cidade e consolidá-la como destino turístico.

Uma tradição na cidade cearense, o carnaval de Aracati tem grande importância para o turismo e a economia local. Em 2019, cerca de 474 mil pessoas celebraram os festejos em uma única noite e movimentaram a economia local.

“Agradeço aos relatores que aprovaram o PL 1501/2019, de minha autoria, nas respectivas comissões: Túlio Gadelha, Ciro Gomes e Junior Mano. Aproveito para reforçar que este é um reconhecimento importante a todos que se dedicam ao nosso carnaval que atrai milhares de foliões a nossa cidade”, celebrou o Deputado Federal Eduardo Bismarck.

A festa no município é celebrada principalmente em quatro pontos: Praia de Majorlândia, Praça da Comunicação, Rua Coronel Pompeu e Rua Coronel Alexanzito. Neste último ocorre o “carnaval cultural”, pois faz parte do centro histórico de Acarati, com casarões e sobrados portugueses, da época da colonização, quando a cidade foi um importante polo econômico das charqueadas.

Este acervo de construções do período colonial fez com que a cidade fosse considerada patrimônio histórico e artístico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em 2001.

Mais notícias

Ver tudo de Notas