Folia internacional

Que tal curtir o Carnaval na República Tcheca? Conheças as curiosidades do destino para a temporada

Por Gabriela - Em 24/01/2020 às 12:21 AM

Unnamed (1)

O Carnaval, uma das festas mais tradicionais do Brasil, não é uma data apenas nacional. Diversos países ao redor do mundo também caem na folia e possuem formas peculiares de festejar durante a temporada.

Na República Tcheca, uma das regiões onde o costume é mantido há mais de 100 anos é Hlinsko. Por lá, a tradição pagã sobrevive até hoje graças às famílias, que a passam de geração em geração, estando inscrito na lista da UNESCO como patrimônio intangível.

As peregrinações de carnaval nesta área têm suas regras claras. Cada casa é visitada sucessivamente e recebida com doces e álcool, o que representa o desejo de sorte e saúde durante todo o ano. As festividades começam no último final de semana de janeiro e se estendem até 3 de março. Você também pode visitar o museu ao ar livre Veselý Kopec para aprender mais sobre a história dessas festas e ver uma coleção de máscaras tradicionais.

Unnamed

Além de Hlinsko, Praga também se veste de alegria entre os dias 22 a 25 de fevereiro. No período, as ruas da capital recebem grupos de pessoas com trajes coloridos, palhaços e acrobatas. O festival oferece uma série de shows, festas e danças com espírito aristocrático, uma corrida dos porcos de ouro pelas ruas e mostras da culinária típica do carnaval.

Algumas atividades serão realizadas no Palácio Clam-Gallas, onde se apresentaram, entre outros, compositores como Wolfgang Amadeus Mozart ou Ludwig van Beethoven. No dia 25, tudo termina com a festa do Carnaval da Boêmia.

No passado, o tempo do carnaval era uma celebração de prazeres. Havia banquetes nas cortes reais, festas nas cidades e matança de porcos nas aldeias – e tudo terminava com uma festa à fantasia na terça-feira de carnaval, véspera da quarta-feira de cinzas.

Tudo isso continua a acontecer, uma vez por ano, na cidade de patrimônio mundial Cesky Krumlov. Um desfile de máscaras percorre as ruas medievais, acompanhado por artistas de rua, menestréis e música, todos cercados por festas, banquetes, exposições históricas e muito mais. Fica a dica para quem quer um destino diferente durante o Carnaval.

Unnamed (2)

Mais notícias

Ver tudo de Lifestyle