Reino Unido

Realeza britânica convida Lula para ‘petit-comitê’ na coroação de Rei Charles

Por Viviane Ferreira - Em 04/05/2023 às 5:59 PM

Foto – reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega nesta sexta-feira (5) a Londres para a coroação do rei Charles III, que ocorrerá no sábado (6), na Abadia de Westminster. No primeiro dia no Reino Unido, o mandatário brasileiro participará de uma recepção real no Palácio de Buckingham, ao lado de outros chefes de Estado convidados, que serão recebidos pelo próprio rei.

Segundo assessores do Palácio do Planalto, o “petit-comitê” deve reunir no máximo dez líderes mundiais, como o presidente francês Emanuel Macron, a presidente da Comissão Europeia, Úrsula Von der Leyen, e o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Lula estará acompanhado apenas da primeira-dama, Janja da Silva, e de um tradutor.

No coquetel reservado não haverá espaço para reuniões bilaterais, mas, de acordo com fontes do Planalto, é possível que Lula aproveite a viagem a Londres para ter encontros com lideranças de outros países, como o presidente francês.

Antes da recepção, Lula se encontrará com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, chefe de governo do Reino Unido. Será o primeiro encontro presencial entre os dois, que já conversaram por telefone em dezembro de 2022, antes da posse presidencial.

O encontro bilateral, sem previsão de assinaturas de acordos, é uma oportunidade para reforçar a relação entre os países, que já mantêm uma série de acordos e mecanismos em setores como transição energética, saúde, defesa e preservação ambiental.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas