NOITE DE ENCERRAMENTO
Sob comando de Serginho Groisman, 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo premia o filme “The President’s Cake”
Por Jussara Beserra - Em 31/10/2025 às 4:11 PM

Serginho Groisman no evento de encerramento em SP. Fotos: Lucas Ramos / Brazil News
A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo encerrou sua edição na noite desta quinta-feira (30) premiando produções que refletem sobre o mundo contemporâneo e suas tensões políticas. O grande vencedor do Prêmio do Júri foi ‘The President’s Cake’, de Hasan Hadi, coprodução entre Iraque, EUA e Catar, o longa também é o representante do Iraque na disputa pelo Oscar 2026.
A crítica escolheu ‘A Sombra do Meu Pai’, de Akinola Davies Jr., enquanto o público consagrou ‘Palestina 36′, de Annemarie Jacir, como melhor filme internacional. As três obras abordam, de formas distintas, os efeitos da opressão e da instabilidade social sobre cidadãos comuns.
A cerimônia, apresentada por Renata de Almeida e Serginho Groisman, aconteceu na Cinemateca Brasileira, com entrega dos tradicionais Troféus Bandeira Paulista, criados por Tomie Ohtake. Entre os presentes, nomes como Helena Ignez, Tuna Dwek e Camila Márdila marcaram presença e celebraram o encerramento de mais uma edição histórica do evento.
Além das categorias principais, o destaque também foi para ‘Virtuosas’, de Cíntia Domit Bittar, vencedor do Prêmio Netflix, e ‘A Natureza das Coisas Invisíveis’, de Rafaela Camelo, duplamente reconhecido pela crítica e no Prisma Queer. Durante a noite, Joelma Gonzaga, do Ministério da Cultura, anunciou o edital Rouanet Festivais, no valor de R$17 milhões, reforçando o compromisso com o audiovisual nacional.
Veja!
- Serginho Groisman
- Camila Márdila
- Tuna Dwek
- Helena Ignez
Mais notícias
COMÉRCIO EXTERIOR




























