LEITORES E AUTORES

Sesc Ceará recebe circuitos do projeto Arte da Palavra em Fortaleza este mês

Por Marcelo - Em 13/10/2023 às 11:38 AM

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras chega a Fortaleza, neste mês de outubro. Na próxima quarta-feira (18), o poeta, compositor e cordelista Jadson Lima (RN) faz duas apresentações, pelo Circuito de Oralidades, no Educar Sesc II e no Sesc Fortaleza, às 10 e às 16 horas. Já no dia 25, o Circuito de Autores traz a dupla Débora Ferraz (PB) e Marcelo Moutinho (RJ) para o Sesc Centro e Fortaleza, nos horários de 12 e de 16 horas. Essas ações são abertas ao público. Os alunos do Educar Sesc II também realizaram uma oficina, por meio do Circuito de Criação Literária, em setembro. Juane Vaillant abordou o tema ‘Fanfic – Se essa história fosse minha’.

Jadson Lima é poeta, compositor e cordelista, nascido em Natal

Com atuação em todas as regiões do Brasil, o projeto estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Assim, as diferentes frentes contempladas pelo Arte da Palavra podem contribuir para a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Circuito de oralidades

Nesse circuito nacional de apresentações, a oralidade é privilegiada, se voltando para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas. Na capital cearense, o poeta, compositor e cordelista Jadson Lima realiza apresentação literária por meio de recital com declamação de poesias autorais, sobre vivência e paisagens nordestinas, assim como poemas ligados às razões sociais brasileiras.

Natural de Natal, ele vive em Bom Jesus desde a infância, e é conhecido como poeta da chuva, pois sempre escreve as bonanças que vêm do inverno e as dores que a vida insiste em nos trazer. Autor dos livros ‘Invernia’, ‘Dez Pés de Poesia’ e ‘Potiguarino’, gravou o CD ‘Invernada & outros cordéis’, em 2016. Jadson também publicou mais de 30 folhetos de cordéis.

Circuito de Autores

O Circuito de Autores promove itinerância, em âmbito nacional, de autores de diversas categorias da literatura brasileira. A proposta é apresentar a diversidade de vozes literárias em constante e viva produção. O intercâmbio desses autores faz circular suas obras e ideias, possibilitando que diferentes vertentes literárias sejam conhecidas em diversas regiões. Em Fortaleza, a mesa redonda é com os autores Débora Ferraz e Marcelo Moutinho.

Débora Ferraz: doutora em Escrita Criativa, autora de livros e contos

Doutora em Escrita Criativa no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Débora Ferraz tem mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo, pela mesma instituição. Já publicou contos em jornais, revistas e antologias. Seu romance de estreia, “Enquanto Deus Não Está Olhando”, publicado pela editora Record, foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2014 (Melhor Romance) e do Prêmio São Paulo de Literatura 2015 (Melhor livro do ano – autor estreante)

Já Marcelo Moutinho é autor dos livros ‘A Palavra Ausente’ (Malê, 2022), ‘Rua de Dentro’ (Record, 2020) e ‘Na Dobra do Dia’ (Rocco, 2015), entre outros. Com ‘A Lua na Caixa D’Água’ (Malê, 2021), conquistou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Crônica. Também recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional de melhor livro de contos de 2017, com ‘Ferrugem’, editado pela Record. Publicou ainda títulos infantis e organizou uma série de antologias.

Criação Literária

Composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária, o Circuito de Criação Literária promoveu junto aos alunos do Educar Sesc II uma oficina sobre ‘Fanfic’ com a escritora Juane Vaillant (ES). Autora dos livros ‘O Mundo e Cá’, ‘Elas em Órbita’, ‘Algodão Doce’ e ‘Uma Palavrinha’, possui formação em rádio e TV, além de cursos na área de teatro. Atualmente se dedica a trabalhos nas áreas de Cinema, Literatura e Cultura de Rua com oficinas, minicursos e geração de conteúdo em ambiente digital.

Mais notícias

Ver tudo de IN News