Dragão do Mar

Sessão inédita no Planetário Rubens de Azevedo marca encerramento da exposição “Terra Gigantes”

Por Viviane Ferreira - Em 19/01/2024 às 1:48 PM

Planetario

Planetário

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) em parceria com o Planetário Rubens de Azevedo, integrantes do Centro Dragão do Mar, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), oferecem nos dias 21 e 28 de janeiro (domingos), às 15h, uma sessão artística inédita e gratuita que encerra a exposição imersiva “Terra de Gigantes”, de Daniel Lima no Planetário.

O encerramento da exposição, que esteve em cartaz desde setembro de 2023 no MAC-CE, acontece com uma abordagem única no Brasil. Na ocasião, será exibida a sessão criada em parceria com a produtora Invisíveis Produções e o Planetário Rubens de Azevedo, trabalho que une a arte contemporânea e divulgação científica, revelando cosmologias, visões do universo e constelações indígenas e quilombolas.

A iniciativa inaugura uma nova programação mensal do Planetário Rubens de Azevedo chamada “Artes nas Estrelas”. “Esta parceria entre o MAC-CE, o Planetário e a nossa produtora foi construída para contribuir com a diversidade de concepções de universo”, contextualiza Daniel Lima, curador da exposição.

A sessão “Arte nas Estrelas: Terra de Gigantes” traz falas, visões, criações poéticas de artistas indígenas e negros que integram a exposição imersiva “Terra de Gigantes, como Katú Mirim, Jonathan Neguebites, Daiara Tukano, Denilson Baniwa, Naná Vasconcelos, Juçara Marçal e participação especial de Davi Kopenawa.

Sobre a exposição

“Terra de Gigantes”, que recebeu mais de 15 mil visitantes, trouxe performances, textos, músicas, entrevistas e animações, transitando entre criações audiovisuais, teatro e cinema para proporcionar ao público uma imersão em poéticas a partir de perspectivas negras e indígenas de artistas brasileiros. A partir disso, imagens de Katú Mirim abrem o percurso da exposição, seguidas de 10 pinturas animadas com cantos indígenas de Daiara Tukano, coreografia com mãos a partir de texto de Jota Mombaça, performance de códigos e gestos do Coletivo Legítima Defesa, bem como outras instalações que permitem interação. Somam-se à imersão trabalhos de Davi Kopenawa Yanomami, Naruna Costa, Marcelino Freire, Naná Vasconcelos, Jonathan Neguebites, Juçara Marçal e Denilson Baniwa. Ao todo, 11 cenas audiovisuais compõem a ambiência fantástica e provocativa sobre os significados de ser negro e ser indígena no mundo contemporâneo, abrindo espaço para a proposição de novos referenciais de futuro-nação. Sons, luzes e imagens conduzem o público a um mergulho nas forças poéticas e mitológicas da cultura afroameríndia.

Serviço: Arte nas Estrelas | Terra de Gigantes

Data: 21 e 28 de janeiro de 2024 (domingo)
Hora:15h
Local: Planetário Rubens de Azevedo, na Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Acesso gratuito e livre ao público mediante retirada de ingresso 1h antes na bilheteria física do Planetário.

Mais notícias

Ver tudo de Notas