Semana Mundial da Reciclagem

Shoppings RioMar em Fortaleza recebem certificado que atesta consumo de energia limpa

Por Viviane Ferreira - Em 17/05/2023 às 10:03 AM

Image004

O RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy realizam ao longo dessa semana ações em alusão ao dia mundial da reciclagem.

Dia 17 de maio é o Dia Mundial da Reciclagem e para marcar a data durante toda essa semana, os empreendimentos do Grupo JCPM realizam ações. O RioMar Fortaleza realiza até 21 de maio, em frente ao Espaço Gourmet, uma exposição de conscientização com os clientes que mostra os produtos que podem ser gerados por meio de resíduos recicláveis, incentivando-os a repensarem a forma que enxergam os resíduos gerados diariamente.

Já até o dia 19 de maio, o RioMar Kennedy e a Cagece estão com uma loja com exposição e venda de produtos confeccionados de materiais reciclados por pequenos empreendedores capacitados pelo Programa Reciclocidades, realizado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A ação pode ser conferida das 10h às 17h, no Piso L1, em frente à loja Maresia.

“Os shoppings do Grupo JCPM em Fortaleza, assim como nas demais cidades onde estão presentes, foram concebidos a partir de práticas sustentáveis. Todas essas iniciativas idealizadas e apoiadas pelo RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy são pensadas com o objetivo de reduzir ao máximo os impactos ao meio ambiente. Nosso objetivo é também conscientizar o nosso público sobre a importância de colocar em prática ações de sustentabilidade em prol do meio ambiente”, destaca Karine Costa, coordenadora de sustentabilidade.

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

Comprometidos em reduzir o impacto sobre o meio ambiente, sete shoppings do Grupo JCPM, incluindo o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy, passam a contar com a certificação internacional I-REC, que atesta que o consumo de energia dos empreendimentos é 100% de fontes renováveis. Usado no Brasil desde 2017, o selo contribui com as estratégias de redução de impactos climáticos usadas pelas empresas do Grupo.

Os empreendimentos também adotam medidas para demandar menos energia durante a operação, chegando a ser 30% menor em comparação às estruturas convencionais, como parte do compromisso com as práticas socioambientais.

Ainda dentro dessa perspectiva, os dois shoppings apostam ainda em arquitetura com iluminação natural e sistema de ar-condicionado inteligente, com autorregulação a partir da demanda real. O uso de descarga a vácuo tem, além do ganho ambiental direto, demanda 80% menos de água em relação ao sistema comum.

O Grupo JCPM tem uma atuação sustentável no seu dia a dia. Tanto o RioMar Fortaleza quanto o RioMar Kennedy já foram pensados e construídos como equipamentos sustentáveis, recebendo, por exemplo, a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) da Fundação Vanzolini de São Paulo, nas fases de concepção, projeto e realização da obra. Por meio de sistemas inteligentes de refrigeração e de aproveitamento da água de condensação dos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, promovem mais economia de recursos naturais.

Há quase uma década, os shoppings contam também com Centrais de Resíduos, onde acontecem a separação e a destinação de todo o material com potencial de reciclagem, gerados pelos shoppings. Inclusive, em 2022, os dois shoppings RioMar em Fortaleza reciclaram cerca de 900 de resíduos, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio, que resultaram, mensalmente, em renda para 21 famílias de recicladores que moram nas comunidades do entorno dos shoppings.

O RioMar Fortaleza implementou também, em julho de 2021, mais um projeto de sustentabilidade: a compostagem. Na iniciativa, os resíduos orgânicos que são gerados pelos restaurantes e operações de alimentação do shopping, em vez de irem para o aterro sanitário, agora, seguem para uma usina de compostagem que os transformam em adubo rico em nutrientes, que são utilizados na jardinagem e paisagismo do shopping

Mais notícias

Ver tudo de Notas