turismo

Teresa Perez Tours destaca cinco tendências para esquiar na temporada 2022/2023

Por Viviane Ferreira - Em 28/09/2022 às 11:29 AM

Mont Tremblant Canada

.

Com a melhora significativa no cenário da pandemia, o turismo voltou a crescer. No Brasil, o faturamento do setor aumentou 18% no começo deste ano em relação ao mesmo período de 2021. Com isso, alguns brasileiros já estão a todo vapor a procura de destinos para curtir dias de lazer.

A temporada de esqui no Hemisfério Norte é a atrativa ideal para estes turistas: devido à qualidade das pistas, à infraestrutura das estações e aos excelentes hotéis, que garantem as melhores experiências na neve.

Val D´Isere, na França, Telluride, nos Estado Unidos e Mont Temblant, no Canadá são destinos tradicionais com experiências de alto padrão e exclusivas, enquanto a Cervínia, na Itália, é conhecida pelo adjetivo “paradisíaco”. O quesito surpreendente fica com Niseko, no Japão, e as instalações e atendimento assinadas pela grife Ritz, no patamar do impecável. Confira as sugestões de destinos litadas pela Tereza Perez Torus:

 

Unnamed (36)

.

Val D’ Isere, França

A França merece entrar no radar de quem ama deslizar pela neve na temporada 2022-23. Com neve fofa garantida de novembro a abril, Val D´Isere é um dos destinos perfeitos para diversão em família durante o inverno. A estação de esqui está situada em Espace Killy e conta com mais de 300 quilômetros de pistas para todos os níveis. O mais impressionante é que sua altitude proporciona pistas que chegam a 3,4 mil metros, que podem ser acessadas por modernos meios de elevação.

E tem mais: Val D´Isere ainda tem ótima infraestrutura para crianças, tanto na vila quanto na montanha, com um rinque de patinação no gelo, duas áreas dedicadas – o Recreational Fun Zone e o Val Kids -, playground temático e instrutores que cuidam de ensinar os primeiros passos na neve. Para quem já tem intimidade com a neve, a estação é palco de diversos eventos esportivos que atraem profissionais de esqui e snowboard do mundo todo.

Se a ideia é ir além das atividades nas pistas, o après-ski do resort é caprichado – como estamos na França, a gastronomia se destaca com restaurantes temáticos e estrelados, alguns com áreas outdoor que viram baladas ao som de DJs e seguem movimentados até a madrugada. Não à toa, Val D´Isere é considerada como uma das estações de ski mais festivas da Europa.

Onde ficar: Le K2 Chogori

Refletindo a essência dos Alpes e o charme típico dos chalés de inverno, o Le K2 Chogori é um verdadeiro refúgio nas montanhas para quem busca aproveitar a neve em Val D’Isère. Sofisticação, conforto e estilo compõem o design das instalações da propriedade, projetada de frente para paisagens montanhosas e vilarejos históricos. Para relaxar no après-ski, piscina, hammam, centro fitness e atividades dedicadas às crianças.

 

Mont Tremblant Canada

.

Mont Tremblant, Canadá

Mesmo estando no Canadá, o clima alpino é visível nas casinhas de madeira, nas montanhas branquinhas sempre como pano de fundo, nos restaurantes aconchegantes que se espalham nos três vilarejos que formam a estação.

Se formos comparar Mont Tremblant com Whistler, a mais famosa das estações de ski canadenses, logo conseguimos encontrar as diferenças. Mont Tremblant fica no leste do país, a pouco mais de 130 quilômetros de Montreal, está situada em uma altitude mais baixa (875 metros), portanto mais facilmente acessível, e o aproveitamento do espaço é quase total nas quatro faces da montanha, onde é possível se divertir nas pistas cobertas de neve até mesmo à noite.

Se a ideia é uma viagem em família, há muito para se aproveitar e crianças a partir de 3 anos são bem-vindas. A escola de esqui de Mont Tremblant tem aulas que ajudam os pequenos a se equilibrar nos esqui e, ao mesmo tempo, faz melhorar as habilidades tanto no esqui quanto no snowboard dos adultos, com instrutores profissionais certificados e aulas para pequenos grupos.

Por aqui ninguém fica parado, e as atividades são inúmeras – esqui cross-country, passeios de moto, caminhadas com raquetes de neve, passeios de trenós puxados por cães e pesca no gelo.

Onde ficar: Fairmont Tremblant

Refúgio alpino rodeado pela natureza, ​com localização perfeita no sopé dos picos de Tremblant, o Fairmont tem quartos e suítes com décor contemporâneo, além de spa com 15 salas de tratamento, campo de golfe, piscinas indoor e outdoor, e restaurante de culinária internacional.

 

Unnamed (37)

.

Telluride, EUA

Diversas vezes escolhida como favorita dos norte-americanos, Telluride dedica pistas de alta qualidade aos esquiadores intermediários e experts, mas também oferece descidas suaves aos iniciantes nos seus quase 150 quilômetros de pistas.

O resort divide-se em dois vilarejos: Mountain Village, onde circulam apenas pedestres, e Town, de típico estilo do Velho Oeste, com bares e restaurantes de primeira linha e lojas de grifes internacionais. Ambas são conectadas por uma gôndola até a meia-noite – facilidade que permite curtir o destino em sua plenitude. Na temporada de inverno, proporciona as condições ideais para o ski e o heli-ski – modalidade em que um helicóptero deixa o esquiador no alto da montanha, de onde desce esquiando.

A cidade, fundada durante a Corrida do Ouro, conserva, em seu centro histórico, edifícios com traços característicos da prosperidade daquela época. Além das vistas espetaculares, uma das mais belas na região rochosa do Colorado, quem chega por lá também aproveita diversas atividades ao ar livre, desde passeios em snowmobiles até escalada em paredões de gelo, conta com um ótima escola de ski para iniciantes, com instrutores que falam vários idiomas e se delicia com bons restaurantes tanto na montanha quanto no vilarejo.

Onde ficar: Hotel Madeline

Com acesso ski-in / ski-out, o Hotel Madeline fica no coração de Mountain Village, na charmosa Telluride. O hotel oferece elegantes apartamentos e suítes, além de espaçosas residências de 1 a 4 dormitórios. Piscina aquecida externa e um completo spa completam a experiência dos hóspedes, que contam ainda com descontraídas opções gastronômicas.

 

Unnamed (38)

.

Cervinia/ Dolomitas, Itália

Aos pés do monte Cervino, mais conhecido na Europa como Matterhorn, Cervínia é um dos destinos mais certeiros para pistas cobertas de neve na Itália. A área esquiável vai dos 1.524 metros de Valtournenche, passa pela vila, localizada a 2.050 metros, até chegar à pista mais alta, de 3.880 metros. A região é destino de amantes das montanhas há mais de dois séculos, mas só em 1936 nasce o modelo de como seria a Cervínia atual, com a construção do primeiro lift. N

ão deixe de explorar os 156 quilômetros de pistas da área esquiável de Campiglio Dolimiti, onde é possível esquiar nas famosas formações montanhosas das Dolomitas di Brenta, listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e onde o ski safari continua sendo algo que os visitantes ainda estão descobrindo. Não se trata de tentar avistar ursos polares ou outros animais invernais com esquis nos pés.

Mas de locomover-se em meio a várias estações vizinhas. Todas as noites dorme-se num lugar diferente – os chamados albergos – tradicionais hospedarias familiares com um bom restaurante no térreo e quartos simples, sem grandes sofisticações, na parte de cima. Para facilitar, existe um serviço de logística que leva as malas de lodge em lodge. Sempre na companhia de um bom guia, elabora-se um plano para o dia seguinte, com uma meta de destino para o alojamento. Caso não se chegue até lá, é possível completar o trajeto por estradas vicinais. O roteiro é recomendado para todos, inclusive grupos de esquiadores e snowboarders com níveis diferentes. Assim, pode-se ter uma perspectiva bem ampla de vários lados da montanha e conhecer uma quantidade descomunal de pontos de vista.

Onde ficar: Hotel Hermitage Restaurant & Beauty

Com apenas 38 apartamentos, todos com vista para as montanhas, o clima intimista impera no Hermitage Hotel. O estilo é alpino, com atmosfera elegante, aos pés do monte Matterhorn. As pistas de ski são de fácil acesso, assim como a cidade de Cervínia.

 

Unnamed (39)

.

Niseko, Japão

Destino que entrou há algum tempo no radar dos amantes de neve, Niseko, na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, ainda é uma surpresa para os brasileiros. Se você nunca ouviu falar, saiba que a estação é informalmente chamada de “Aspen ou St. Moritz japonesa”.

E o que isso significa? Estes dois resorts, nos Estados Unidos e na Suíça respectivamente, são reconhecidos pela ótima infraestrutura hoteleira e pela ampla rede de meios de elevação na montanha. A neve começa a cair cedo nas montanhas do norte do Japão e já em novembro Nisek mostra porque é um dos principais destinos de esportes de inverno do país. Com 47 quilômetros de pistas divididas em quatro áreas, o resort de ski é conhecido por se adequar a quem ainda está iniciando e não tem tanta familiaridade com os esportes de inverno, mas também aos mais experientes tanto em ski quanto em snowboard.

Para completar, a região é repleta de onsens – piscinas termais com águas naturalmente a 25oC – em meio ao horizonte branquinho. Além das pistas de esqui convencionais, há tours guiados por áreas de cross country, em pistas mais “selvagens”, visitadas ainda por poucos.

Onde ficar: Higashiyama Niseko Village , a Ritz-Carlton Reserve 

O novo Higashiyama Niseko Village usa o cenário alpino das Montanhas Niseko para oferecer uma conexão total com a natureza. Com apenas 49 acomodações projetadas como um convite a conhecer a beleza da natureza, têm janelas do chão ao teto com vistas para os montes Yotei e Niseko Annupuri e a decoração combina estéticas clássica e contemporânea.

Interessou? mais informações aqui

Mais notícias

Ver tudo de Notas