Lançamento

TJCE publica livro sobre história da participação feminina no Judiciário cearense

Por Admin - Em 09/03/2022 às 12:01 PM

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou, nesta terça-feira (8/3), o livro “Magistradas do Judiciário Cearense”. A obra traça um recorte histórico da participação feminina na magistratura do estado até a atualidade. O evento ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua.

A publicação apresenta as trajetórias e conquistas da primeira juíza do Brasil, a cearense Auri Moura Costa; e da primeira, segunda e terceira presidentes do TJCE, desembargadoras Águeda Passos Rodrigues Martins (1999/2001), Maria Iracema Martins do Vale (2015/2017) e Maria Nailde Pinheiro Nogueira (2021/2023), respectivamente. É traçado um panorama a respeito das ações para maior valorização da mulher na atualidade, incluindo a luta contra a violência doméstica e o desenvolvimento de lideranças femininas no Judiciário cearense.

A apresentação do livro foi feita pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do TJCE. No texto, a magistrada frisou a relevância da data como  chamado para a efetivação da Justiça e humanização das relações sociais. “Por mais que avanços para a emancipação feminina tenham sido registrados nos últimos anos, muitos obstáculos sociais, culturais e econômicos, que atingem mulheres sem fazer distinções de classe, cor ou religião, persistem e demandam diariamente o Judiciário”, afirmou.

Além disso, a desembargadora ressaltou a importância da Constituição Federal nessa conjuntura de luta por igualdade, uma vez que preceitua uma sociedade livre, justa e solidária, bem como a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. “Esta publicação é dedicada às mulheres também como incentivo ao natural equilíbrio que deve nortear as relações de trabalho no Brasil. Apesar do muito já percorrido, a caminhada continua, ainda mais desafiadora, mas já com um horizonte ao alcance da vista”, finalizou.

Mais notícias

Ver tudo de Notas