De Sol a Sol

Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas: espetáculo único de música instrumental em Fortaleza

Por anamaria - Em 02/10/2023 às 4:26 PM

Toninho Ferragutti

Toninho Ferragutti e o Quinteto de Cordas fazem show único em Fortaleza

No dia 14 de outubro, Fortaleza terá a honra de receber um show único do renomado músico, compositor e arranjador Toninho Ferragutti, aclamado como um dos mais inventivos e talentosos acordeonistas da atualidade. Ele, que já foi indicado três vezes ao Grammy, trará seu espetáculo intitulado “De Sol a Sol” para a capital cearense, apresentando-se no palco principal do Theatro José de Alencar (TJA). Este evento é apoiado pela Galvani, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Além de Toninho Ferragutti, o espetáculo contará com a participação do Quinteto de Cordas, composto por músicos que passaram pelas principais orquestras brasileiras, como a Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e a Sinfônica Municipal (OSM). Juntos, eles apresentarão parte do repertório do álbum homônimo “Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas – De Sol a Sol”, incluindo arranjos inéditos para as músicas “Alfredo” e “Bagualina”, bem como composições mais antigas do acordeonista, presentes em seu álbum “Nem Sol Nem Lua” (2006).

Com quase quatro décadas de carreira profissional, Toninho Ferragutti acumulou inúmeras gravações e indicações ao Grammy, colaborando com músicos de destaque nacional e internacional, além de diversas orquestras. Seu último álbum, “De Sol a Sol” (lançado pelo Selo Sesc em 2021), é um passo notável em sua trajetória, apresentando composições originais criadas especialmente para uma formação musical pouco explorada: acordeon e quinteto de cordas, que inclui violinos, viola, violoncelo e contrabaixo.

Esta apresentação em Fortaleza marca o encerramento de uma bem-sucedida miniturnê de Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas, que teve início em 2022 e contou com o patrocínio exclusivo da Galvani Fertilizantes por meio da Lei Rouanet. A turnê passou por diversas cidades, como Luís Eduardo Magalhães (BA), Belo Horizonte (MG), São João da Boa Vista (SP) e São Paulo, sempre conquistando grande sucesso de público e crítica.

Mais notícias

Ver tudo de Notas