“Arroboboi, Dangbé”

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio 2024

Por Viviane Ferreira - Em 14/02/2024 às 6:16 PM

Viradouro Campeã

Viradouro Campeã

A Viradouro é a grande campeã do carnaval do Rio em 2024. Com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, a escola de Niterói levou para o Sambódromo a força da mulher negra numa viagem que atravessou séculos para contar a tradição das “sacerdotisas voduns, mulheres escolhidas e iniciadas em ritos de louvor à serpente sagrada”.

Com 100% de aproveitamento, a escola terminou a apuração com 270 pontos. Foram apenas três notas 9,9 nos quesitos Mestre-sala e Porta Bandeira, Enredo e Alegorias e Adereços. Essas notas, no entanto, foram descartadas conforme manda o regulamento da Liesa, garantindo pontuação máxima à campeã. Embora haja recurso contra a escola — que teria usado número maior de integrantes que o permitido na comissão de frente — a distância de 0,7 ponto para a segunda colocada garante o título à agremiação niteroiense já que a punição seria de no máximo 0,5 ponto.

Viradouro 12 Riotour

.

A festa tomou conta da quadra da vermelho e branco. Na Cidade do Samba, onde, pela primeira vez foi feita a apuração, o carnavalesco Tarcísio Zanon, emocionado, dedicou a vitória ao pai, que passa por um câncer. A escola contou uma história de batalhas épicas, o destaque fica por conta de “um poderoso exército feminino, preparado espiritualmente pelas sacerdotisas voduns”. A vermelho e branco fez um desfile considerado irretocável.

No desfile das campeãs, no próximo sábado, além da campeã Viradouro, estrarão na Avenida: Imperatriz Leopoldinense (2º lugar), Grande Rio (3º lugar), Salgueiro ((4º lugar), Portela (5º lugar) e Vila Isabel (6º lugar).

*Com informações do O Globo

Mais notícias

Ver tudo de Notas