VELEJO DE DOWNWIND

XP Sertões Kitesurf vai movimentar as águas do Litoral Oeste do Ceará este mês

Por Marcelo - Em 06/09/2023 às 10:50 AM

O Ceará vai sediar o maior rally de kitesurf de longa distância do planeta, entre os dias 11 e 16 desete mês, o XP Sertões Kitesurf, que chega à sua terceira edição levando para o mar o DNA gerado na poeira, com a expertise de 31 anos organizando o Rally dos Sertões. O desafio acontece numa região de condições ideais para o velejo de downwind, exigindo técnica, habilidade, resistência física, capacidade de navegação e de leitura das condições.

XP Sertões percorrerá 460 quilômetros pelo Litoral Oeste do Ceará, entre Cumbuco e Camocim

O roteiro deste ano está concentrado na Costa do Sol Poente do Ceará, tendo seus belos visuais como cenário. A Praia do Cumbuco, em Caucaia, será o ponto de partida. Após os três primeiros dias em linha, com chegadas em Trairi, Itarema e Cruz, o quarto testará os competidores com um percurso em laço – largada e chegada na Praia do Preá, considerada uma das mecas do esporte. Camocim marcará a consagração dos vencedores nas sete categorias, no masculino e no feminino.

Uma delas é novidade no XP Sertões Kitesurf 2023: a Wing Pro, disputada nas pranchas equipadas com o Foil, uma quilha em forma de asa que mantém o velejador acima da lâmina d’água e é impulsionada por uma vela (wing ou asa) segurada diretamente pelo atleta, sem cabos. Uma modalidade para quem conta com maior experiência, considerada ainda mais radical. As provas reunirão não só os destaques brasileiros, mas também feras de outros sete países.

E há espaço para todos os níveis de preparo. Os profissionais competirão na Elite, que fará os percursos mais longos, a exemplo da Pro, destinada a amadores de alta performance. Na soma dos cinco dias, eles farão cerca de 460 quilômetros, vários deles em upwind, ou contravento, sempre um complicador. Já Pro Jr., Adventure, Master (45 a 54 anos) e Gran Master (55 anos +) encararão cerca de 330 quilômetros pelo litoral cearense. Já a Experience vai reunir os participantes que não podem fazer a prova completa e terão a chance de participar nos dois últimos, ou apenas no último dia.

Tira-teima

Marcelo Gervini destaca o novo conceito Endurance, este ano

O XP Sertões Kitesurf vai promover um tira-teima entre especialistas de diferentes vertentes do kitesurf: do freestyle (manobras em estilo livre) ao big air (ondas grandes), passando pelo race (regatas) e, é claro, pelo downwind, bastante praticado, inclusive sem caráter competitivo. “Esse ano implementamos um novo conceito em provas de kitesurf, o Endurance. Não basta um atleta ser bom em fazer downwind e ser rápido. Agora também conta a preparação física, a estratégia e a tática, que passam a ser parte fundamental da prova”, destaca o diretor técnico Marcelo Gervini.

Além disso, a diversão e a experiência não ficarão limitadas apenas à água no período da competição. Todos os dias acontecerá o Sunset, um momento de interação emoldurado pelo belo pôr do sol da região. E um luau será a atração principal no segundo dia, em Itarema.

Ação social

Assim como no Rally, o Sertões tem o compromisso de fazer a diferença por onde passa. Mais uma vez vai deixar o seu legado por meio da SAS Brasil – Saúde e Alegria no Sertões. No 3º XP Sertões Kitesurf a base de atendimento médico será nas cidades de Cruz, Acaraú e Camocim, com foco em zerar as filas do SUS para diversas especialidades médicas: oftalmopediatria, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, otorrinolaringologia, alergologia, clínica médica, nutrição e odontopediatria, com a expectativa de beneficiar 3.500 pessoas.

Provas do XP Sertões Kitesurf reúnem velejadores de todo o Brasil e também de outros sete países

Mais notícias

Ver tudo de IN News