Combustível limpo

Audi e seus planos ambiciosos de plataformas totalmente elétricas

Por Jota Pompílio - Última Atualização 3 de abril de 2020

Audi E Tron Gt (6)

Audi E Tron Gt

Quando o assunto é sobre “carro elétrico“, a Audi, montadora premium alemã, está se tornando uma expert neste case. Em um futuro não muito distante, não é à toa que ela é uma das marcas que têm objetivos ousados para a eletrificação de toda sua linha de veículos. O plano dela é ter 30 modelos eletrificados até 2025, sendo que 25 deles serão totalmente elétricos.  Vamos então as quatro plataformas que devem sustentar esse sonho nos anos que virão?

Audi E Tron Gt (4)

MLB evo. Nome esquisito, né? É porque essa primeira plataforma já é utilizada em uma série de modelos do Grupo Volkswagen, ao qual a Audi faz parte. Entre eles já aparecem modelos 100% elétricos, como o próprio SUV e-Tron da Audi. No entanto, a MLB evo também dá suporte a motores a combustão ou sistemas híbridos, sendo utilizada por quase todos os modelos da Audi, exceto o A3, além do Lamborghini Urus e do Porsche Cayenne.

Anp1 01042020 27394 960 720

A segunda plataforma chama-se  J1. Tal arquitetura foi desenvolvida em conjunto entre a marca das quatro argolas e a Porsche, sendo que o modelo que fez a estreia dessa plataforma foi o Porsche Taycan elétrico. Além dessa aplicação, a J1 também servirá de base para a versão de produção do futuro e-Tron GT, que será baseado no Taycan. Um dos predicados da plataforma é dar suporte ao sistema de carregamento ultra-rápido de 800V.

A terceira arquitetura da lista é a MEB, que também está prevista para equipar diversas novidades do Grupo VW. Ao contrário da MLB evo, ela é pensada para ser utilizada exclusivamente por veículos elétricos, sendo que a Audi deve utilizá-la no futuro Q4 e-Tron. Na Volkswagen, a MEB será a base dos modelos elétricos da família I.D..

Por último, segundo a marca, a quarta plataforma a ser utilizada futuramente pela Audi será a PPE (Premium Platform Electric). Ela também foi desenvolvida por meio de uma parceria entre Audi e Porsche, dando suporte apenas a carros elétricos, sendo disponível também o sistema de carregamento de 800V. Lembrete:  será voltada para carros mais caros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Road