Atenção redobrada

Dirigindo sob chuva com segurança

Por Jota Pompílio - Em 19/01/2021 às 10:46 AM

Jota Pompílio, editor

 

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Em Fortaleza, o inverno “começa a querer aparecer”, como se diz por aqui. Hoje, pela manhã, as avenidas da capital cearense já estão molhadas pelas chuvas e isso demanda mais atenção do motorista e exige também que a manutenção do automóvel esteja em dia, tanto em relação aos sistemas elétrico e mecânico quanto em relação ao estado de conservação dos pneus.

Pesquisamos e de acordo com a fabricante de pneus Continental, pneus novos, com 100% de sua capacidade de dispersão, podem dar vazão a até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h. Mas, quando os sulcos atingem o limite legal de 1,6 mm essa capacidade cai para 55%. Veja abaixo algumas dicas para melhorar a segurança em vias urbanas e rodovias ao dirigir sob chuva ou com pista molhada.

Carro Em Aquaplanagem

Carro Em aquaplanagem

1 – Aquaplanagem

Quando há muita água na pista, o veículo pode perder o contato com o asfalto e deslizar. Fenômeno é que conhecido como aquaplanagem .

Nessa situação não freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. Aguarde que a perda gradativa de velocidade faça com que o veículo volte a ter contato com a pista e assim o controle possa ser retomado.

2 – Reduza a velocidade

A água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo que se acumulam nas ruas e estradas, aumenta a possibilidade de derrapagens .

Ao reduzir a velocidade, o motorista permite que uma área maior da banda de rodagem entre em contato com a pista, aumentando assim a aderência dos pneus com o solo.

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3 – Mantenha distância

Reduzir a velocidade do seu veículo ajuda a reduzir os riscos de aquaplanagem e derrapagens. Mas é importante também manter distância do veículo à frente.

Em uma pista molhada, o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear em comparação com uma pista seca.

4 – Análise dos sulcos

Também é importante observar a profundidade dos sulcos dos pneus. Todos os pneumáticos contam com uma indicação chamada TWI, que indica quando os sulcos da banda de rodagem atingiram a profundidade limite de 1,6 mm.

Mas vale destacar que mesmo antes disso o motorista precisa precisa ficar atento, pois a capacidade dos pneus de drenar a água vai diminuindo conforme o componente se desgasta.

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5 – Calibragem, alinhamento e balanceamento

Para assegurar que a área de contato entre o pneu e a pista seja a ideal, com o máximo possível de água sendo drenada, é fundamental garantir que o veículo esteja no prumo.

Por este motivo, é essencial não descuidar da pressão dos pneus , do alinhamento e do balanceamento das rodas.

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