Test-drive

Elétrico, Nissan Leaf pegou a estrada e esbanjou performance onde passou

Por Jota Pompílio - Em 28/06/2022 às 12:10 PM

Jota Pompílio, editor

 

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A convite da Nissan fui a Recife (PE) dirigir o carro elétrico mais vendido do mundo, o Leaf. Sem contar que o elétrico da Nissan foi o modelo que ajudou a popularizar a eletrificação dos automóveis no mundo inteiro. De Recife à Praia de Carneiros são 115 quilômetros. Você deve estar se perguntando: é possível pegar um elétrico e encarar uma viagem longa? Com o Leaf, sim! E já adianto: você pode carregá-lo numa tomada comum de sua casa em quanto você dorme! Detalhe: a autonomia do Leaf, que era de aproximadamente 160 quilômetros em sua primeira geração, passou a ser de 240 km no Brasil.

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Em dinheiro, em cada quilômetro rodado, gasta-se só R$ 0,10

Impressões

A bordo do hatch, o elétrico passou sem problemas por caminhos tortuosos e ariscos como lombadas mal sinalizadas, buracos, curvas acentuadas, subidas, descidas, chuvas que exigiram o funcionamento dos limpadores na velocidade máxima, dia, tarde e noite. Com perfil esportivo, é bom salientar que o posicionamento das baterias no assoalho colabora para que o Leaf se mantenha bastante estável nas curvas.

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Câmbio

O ar-condicionado funciona tal qual um automóvel a combustão, mas a suspensão me chamou atenção positivamente ao absorver o nível de irregularidades que há em nosso país. O hatch encarou todas as lombadas sem raspar o assoalho. Além disso, o elétrico da Nissan passou sem problemas em trechos enlameados na Praia dos Carneiros.

Quem se liga em design, hoje o hatch possui formatos bem mais atraentes, ousadias de estilo bem sedutoras, com vincos fortes e bem harmônico. As rodas de 17 polegadas são bonitas, mesclando face diamantada e detalhes escurecidos, e possuem aberturas relativamente pequenas por questões de aerodinâmica. Já os pneus 215/50 Goodyear são específicos para automóveis elétricos.

A bordo, o sistema multimídia conta com tela sensível ao toque de 8 polegadas e espelhamento de tela de celular através do Android Auto e Apple CarPlay (sempre com cabo), além de rádio AM/FM, CD e MP3 Player, além de som com 6 alto-falantes. A interface do sistema é muito semelhante à presente nos demais modelos atuais da Nissan, com fundo azul e ícones na base da tela para acesso a menus. Além disso, o sistema operacional da central multimídia pode ser atualizado, desde que o carro esteja conectado a uma rede Wi-Fi de internet.

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O carregamento pode ser rápido e em qualquer tomada de 220 voltz

O motor elétrico possui rendimento de 110 kW (equivalentes a 149 cavalos) disponíveis entre 3283 a 9795 rpm, enquanto o torque de 32,6 kgfm está presente de 0 a 3283 rpm. Em relação à geração passada, o atual Leaf entrega 37% mais potência e 26% mais torque. A bateria de 40 kWh, de íon-lítio laminada, passou a ter maior capacidade de armazenamento em relação ao Leaf antigo, sem necessidade de ficar maior. A tração é dianteira e a direção é elétrica com assistência variável.

Velocidade domada

O Leaf traz um dispositivo muito útil que nenhum outro Nissan vendido no Brasil tem: o controlador automático de velocidade e distância do veículo à frente. Com ele, é possível estabelecer três níveis de distanciamento do automóvel adiante, e programar uma velocidade para o Leaf andar. Caso o veículo da frente esteja mais lento, automaticamente o Nissan elétrico vai diminuir o seu ritmo, a fim de evitar uma colisão. Até mesmo no nível mínimo de distância do veículo à frente, o Leaf mantém um afastamento adequado.

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A bordo, o Leaf possui uma excelente posição em dirigir  e comandos de boa visualização

Ofertando mais segurança

De longe, o recurso mais interessante é o e-Pedal, que promove uma desaceleração mais forte assim que o motorista libera o pedal do acelerador. Dependendo do poder de antecipação do motorista no trânsito, é possível “esquecer” do pedal do freio e dirigir apenas pisando no acelerador (é bom que se diga que o freio continua a poder ser acionado a qualquer momento). Em velocidades urbanas, o sistema é bem útil e permite uma parada completa do Leaf, além de ativar automaticamente o Stop Hold, que aciona o freio hidráulico e permite que o veículo permaneça freado mesmo com o câmbio em D ou B. O sistema é capaz até mesmo de manter o carro freado quando o motorista sai do veículo e abre sua porta com o câmbio em D.

O modo Eco, quando acionado pelo botão no console, instantaneamente faz a autonomia aumentar no quadro de instrumentos e reduz as respostas do acelerador e a eficiência do ar-condicionado. Não por acaso, ele ficou acionado por todo o tempo durante o primeiro dia de test-drive (que tinha o objetivo de alcançar a maior autonomia possível). Além disso, ao invés da posição Drive do câmbio, optamos pela utilização do modo B em todo o percurso no primeiro dia.

O Leaf tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e 2 anos de assistência técnica 24 horas, enquanto o conjunto de baterias possui garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros. O modelo pode ser adquirido com a carroceria na cor Branco Diamond (perolizada), Prata Classic (metálica), Preto Premium (metálica) ou Branco Diamond com teto e colunas em preto. Agora hora de falar sobre o preço. Com valor a partir de R$ 293.790 (R$ 296.640 no caso da carroceria branca e teto preto),

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