Para brasileiros

Pesquisa mostra que gastos com veículo é a segunda maior despesa

Por Jota Pompílio - Em 27/01/2023 às 8:30 PM

Vale A Pena Usar Gasolina Aditivada Entenda

Gasolina, acessórios, suspensão quebrada, pneu furado ou revisão periódica. Esses são só alguns dos gastos que o brasileiro todo ano paga quando o assunto é seu carro. Para mensurar o tamanho dessa despesa no nosso bolso, a Serasa encomendou uma pesquisa inédita.

Fiat Toro Volcano 2019 (15)

IPVA é cobrado anualmente

O levantamento reforça também como o pagamento parcelado do IPVA, um dos principais custos veiculares do ano, pode colaborar positivamente para aliviar o impacto no orçamento das famílias.

De acordo com a pesquisa, 58% dos entrevistados consideram o automóvel como um bem da família. Três em cada 5 disseram que utilizam o carro todos os dias. Portanto, os principais motivos para que brasileiros e brasileiras tirem seu veículo da garagem são:
• locomoção para local de trabalho ou estudo;
• tarefas do dia a dia e fazer compras;
• passeios nos fins de semana;
• locomoção de filhos e familiares;
• viagens de turismo.

Como Encher Pneu Do Carro 850x568

Além disso, 64% dos entrevistados afirmam que sua relação com o carro mudou com a pandemia. Das pessoas que passaram a utilizar menos o veículo, 48% dizem que foi por conta do aumento do preço de combustível; 26%, porque começaram a trabalhar de casa (“home office”).

Suspensão

Suspensão é um item importante do carro

Mais curiosidade

A pesquisa da Serasa também levantou que 40% dos entrevistados acham complexo calcular os custos de manter um automóvel. Portanto, 30% colocam o alto custo como um gerador de desânimo em manter o veículo.

Sete em cada 10 entrevistados assumiram que arcam sozinhos com o custo de manutenção do carro, sendo que 18% afirmaram não estarem preparados financeiramente para esses custos quando compraram o automóvel.

Dessa forma, a pesquisa Serasa conseguiu determinar que os gastos com o carro são a 2ª maior despesa da casa (63%), perdendo apenas para alimentação (72%).

O levantamento realizado com 2.067 entrevistados entre os dias 12 e 18 de dezembro de 2022 avalia os impactos dos veículos no bolso do motorista e da família, além de tentar decifrar as tendências de mercado e as relações comportamentais que envolvem o brasileiro e o carro. Foram entrevistados 48% homens e 52% mulheres.

Mais notícias

Ver tudo de IN Road