Impressões ao volante

Testamos o Volkswagen Taos Highline 250 TSI e não há como deixar de se apaixonar

Por Jota Pompílio - Em 14/03/2022 às 1:05 PM

Jota Pompílio, editor

 

Img 20220314 Wa0005

Fotos: Jota Pompílio.  Teste drive realizado em Guaramiranga, região serrana do Estado a 1h30mim da capital cearense.

Elegante, contornos refinados, grande porte, motor turbinado, econômico e a cara da família. Não há como ficar indiferente ao último modelo lançado da tríade de SUV da Volkswagen, o Taos. Em Fortaleza (CE), na Nacional – autorizada do grupo A.Cândido, ele se encontra em destaque no hall disponível para pronta-entrega e com IPI reduzido por R$ 211.250,00 na versão que testei. Porém, a de entrada, fica por R$ 176.295,00.

Img 20220314 Wa0007

Cedido gentilmente pela própria montadora, fiquei dez dias com o SUV que atua no segmento médio. A bordo, motorista e passageiros vão bem acomodados. Para quem dirige há comandos elétricos, inclusive lombares, além de aquecimento do assento. No banco do passageiro, as regulagens são manuais. Os assentos apoiam bem as pernas e as abas laterais contribuem para um formato mais anatômico. O banco traseiro tem muito espaço para as pernas. Na extremidade do console, os passageiros contam com saídas do ar-condicionado e uma entrada USB para recarga de equipamentos. Tem ainda lanternas dos dois lados do teto. O porta-malas, com seus quase 500 litros, tem bom espaço para a bagagem da família. Para quem pega sua família para uma viagem em finais de semana, uma beleza!!!

Img 20220314 Wa0003

É bom salientar que o painel de instrumentos é todo digital, com computador de bordo no meio, informações dos sistemas de assistência, áudio e telefone. Por meio da tecla view no volante é possível alterar as configurações do painel. O volante é multifuncional, com regulagem de altura e distância, revestido em couro, com a base achatada, e tem aletas para mudanças de marchas. Todos os comandos estão bem localizados e o modelo ainda conta com botão start/stop para ligar e desligar o motor e freio de estacionamento eletrônico.

Img 20220314 Wa0002

Sentindo o volante

O Taos é ágil no trânsito urbano e seguro na estrada, com boas retomadas de velocidade. Em menos que 10 segundos chega de 0 a 100 km/h. E olha que o veículo tem porte imenso, viu? Hermeticamente fechados, os vidros dão um conforto acústico ao ambiente. Na direção, sem tirar os olhos da estrada, você pode controlar tudo que o Taos te oferta: telefone, som, para-brisa…O motor 1.4 turbo, de 150cv, quando embala, olha, é preciso senso no acelerador, pois ele “pega corda” mesmo! Ah, o SUV tem bom torque já em baixas rotações, com respostas rápidas às acelerações. O carro é ágil no trânsito urbano e seguro na estrada, com boas retomadas de velocidade. O câmbio automático de seis velocidades atua de forma suave, com trocas sem tranco, e tem bom escalonamento das marchas, proporcionando o melhor aproveitamento da força do motor.

2020 05 29 Nivus 2

A direção com assistência elétrica tem boa calibragem, mostrando-se leve em manobras e mais pesada em velocidades elevadas. Em manobras em espaços apertados é preciso paciência, pois o diâmetro de giro é grande, exigindo o vaivém para sair de vagas. Mas sensores de estacionamento e câmera de ré ajudam a minimizar o problema. As suspensões foram bem calibradas, com boa estabilidade em curvas e, apesar de ser um carro mais alto, tem inclinação da carroceria aceitável. Transfere um pouco as irregularidades do solo, mas sem comprometer o conforto. Os freios com discos nas quatro rodas e a eletrônica, atuaram de forma bem segura.

Para fazer as mudanças de marchas manuais basta mover a alavanca para a direita, na posição S, e empurrar para frente para aumentar ou para trás para reduzir. Ou então você pode usar as aletas atrás do volante, para sentir o carro mais nas mãos. Motor e câmbio “conversam” de forma inteligente e garantem bom desempenho.

A conclusão é que com conjunto mecânico eficiente, econômico, bom espaço interno e ampla lista de equipamentos de série, SUV médio da VW chegou para incomodar a concorrência. Passa lá em uma das autorizadas da Nacional e faça um teste-drive na hora. Você vai se apaixonar!!!!

 

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road