Volkswagen T-Cross: pequeno, mas enorme para peitar rivais

Por Admin - Em 27/06/2019 às 10:37 AM

“Antes tarde que nunca!”. O provérbio diz tudo, pois a Volkswagen demorou, mas finalmente decidiu entrar de vez em um dos segmentos mais aquecidos do mercado brasileiro, o de SUV. Com o inédito T-Cross, a marca alemã entra de vez na disputa contra nada mais nada menos que Jeep Renegade, Hyundai Creta, Honda HR-V e cia. 

Na Fazauto – uma das autorizadas da marca, em Fortaleza, o Road In foi conhecê-lo de perto e deu uma volta no tão badalado modelo que já está entre os quatro primeiros em emplacamentos no Brasil. Na concessionária cearense da Volkswagen, por exemplo, o gerente comercil Maurício Vieira me confessou que a versão “mais vendida é a 200 TSI confortline. Essa é a versão intermediária do portfólio do T-Cross”.   

De acordo com ele, tem sido um sucesso o lançamento do T-Cross e foi o carro mais procurado no mês de junho no showroom da autorizada. “As vendas têm acontecido dentro da nossa expectativa e o modelo ajudou a impulsionar o segmento, que cresceu com a chegada do T-Cross”.

Impressões

Com a versão top de linha, a Highline, a minha rota foi de Fortaleza até a praia do Presídio, em Aquiraz. Cerca de 40 min da capital alencarina. Embora na categoria de SUV compacto, o espaço a bordo é formidável. No assento da direção, a posição de dirigir é ótima e no volante há vários comandos que te dão mais praticidade. 

Nas rodovias, tanto nos modos “normal” e “eco”, o T-Cross turbo de 150 cv, motor 1.4 e injeção direta, oferece respostas imediatas ao acelerador, elevando rapidamente o giro, mas não muito, já que o torque é abundante. A aceleração é vigorosa e pode-se notar a “frente querendo sair” diante da força generosa. Isso é ótimo em ultrapassagens e te dá segurança a mais. 

Ah, as retomadas são excelentes, especialmente no modo Sport com o câmbio em S, fazendo o giro ficar em 4.000 rpm e mantendo o motor cheio nas desacelerações, esperando o comando para lançar o T-Cross em movimento. O ponteiro chega a pouco mais de 6.000 rpm e muda de marcha, dando ainda mais fôlego.

Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 2.000 rpm. No trânsito urbano, gira em torno de 1.500 rpm. O ronco vigoroso do 1.4 TSI empolga, ainda mais que motor e câmbio, de mudanças macias e precisas, apesar das relações altas serem mais longas que o esperado. O T-Cross 250 TSI tem desempenho acima da média do segmento, sem dúvida. 

A direção elétrica é agradável e precisa, ainda mais no modo Sport, quando fica mais firme. Os freios são mais do que suficientes e dão conta mesmo de uma condução esportiva. Senti também que a suspensão tem calibragem mais para conforto do que para estabilidade. Entretanto, nas curvas, não gera insegurança. Pelo contrário, a tendência é atenuada pelo bom conjunto rígido MQB e rodas aro 17 com pneus bem largos. 

Não decepciona em curvas, mas não espere um conjunto digno de esportivo. A missão é entregar conforto e isso significa mais maciez. Com posição de dirigir elevada, vai agradar quem aprecia isso em SUV.

No geral, o T-Cross 250 TSI é um corredor com mais fôlego que o necessário, tendo um bom controle e oferecendo muito conforto ao rodar. Em seu conteúdo, seu recheio é muito bom, enquanto no acabamento, foca mais no visual do que no material, buscando o que encanta aos olhos. 

Para Maurício, dois fatores chamaram sua atenção. “A gama tecnológica do carro é espetacular. Vários atributos que só conseguíamos encontrar em SUVs premium de valores bem superiores, e agora estão presentes no T-Cross, que é um SUV bem mais acessível financeiramente. Outro ponto que destacou foi a economia “que também chama muita atenção, a eficiência dos motores TSI e extraordinária, conseguindo ser até 25% mais econômicos. Atributo bastante relevante para decisão de compra dos clientes”, pondera.

Mais atrativo

E para finalizar, Maurício ressalta que para o mês de junho e julho além das 3 primeiras revisões gratuitas, “estamos ofertando R$ 5.000,00 de bônus no usado para a troca no T-Cross aqui na Fazauto”. Bom falta de incentivo é o que não falta. Vamos dar um pulo lá?

Preços das versões

T-Cross tsi 200 manual – R$ 84.990,00

T-Cross tsi 200 automático. – R$ 94.990,00

T-Cross tsi 200 confortline R$ 99.990,00

T-Cross tsi 250 highline R$ 109.990,00

Mais notícias

Ver tudo de IN Road