INOVAÇÃO

CRLV Digital já pode ser impresso em casa pelos donos de veículos

Por Marcelo - Em 29/04/2020 às 1:32 PM

Para facilitar a vida dos proprietários de veículos, o Detran-CE já disponibiliza o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 100% digital e, agora traz uma nova facilidade, que é o arquivo em PDF, permitindo que o usuário possa realizar sua impressão em casa e armazenar no smartphone.

CRLV Digital substitui o impresso em papel moeda                                   Foto: Divulgação

Afinal, muita gente já esqueceu, perdeu, teve o documento furtado ou adulterado, gerando uma série de problemas e custos para o dono do veículo. O CRLV digital que estiver baixado no smartphone e o que for impresso em casa, tem a mesma validade do que é impresso em papel moeda, e vai deixar de existir.

A veracidade do documento digital ou impresso pelo cidadão será atestada por um QR Code específico que será lido pelo aplicativo utilizado pelos órgãos de fiscalização de trânsito, mesmo em locais em que a internet não esteja disponível.

Para ter acesso ao CRLV digital basta acessar a Central de Serviços no site oficial www.detran.ce.gov.br e clicar em “Novo CRLV Digital”, preencher a placa e Renavam, ou chassi, e depois em “Baixar CRLV” e informar nos campos solicitados o número e código do CRV (antigo DUT), conforme a ilustração que aparece no site.

Depois dessa etapa, basta clicar em validação que o documento em formato PDF poderá ser salvo no celular, notebook ou computador, para arquivar ou imprimir onde e quantas vezes forem necessárias. O aplicativo CDT é gratuito e está disponível nas lojas virtuais para Android e iOS.

Outra opção é cadastrar-se no portal “Meu Detran” (sistemas.detran.ce.gov.br/meudetran) que também disponibilizará o CRLV digital, com a vantagem de incluir o número e código de segurança do CRV apenas uma vez. Sempre que precisar acessar o documento, ele já estará disponível.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder